Compartilhe
Para comemorar os 60 anos da televisão brasileira, a TV Cultura estreia neste domingo (10/10), às 19h30, a série TV 60, de Carlos Alberto Vizeu. É por meio de depoimentos inéditos e imagens exclusivas, que a história da tevê será contada ao longo de dez capítulos, de 26 minutos cada. O programa traz entrevistas com os principais protagonistas da inauguração da primeira emissora, a TV Tupi, que entrou no ar em 18 de setembro de 1950, em São Paulo.
Cenas que revelam as dificuldades, improvisos, o impacto da novidade, os momentos célebres e os primeiros programas ilustram essa trajetória.A série abre com um depoimento do ator Lima Duarte que, apontando para o prédio onde funcionou o primeiro canal brasileiro e a primeira televisão da América Latina, diz: “Ninguém me contou, eu estava aqui”. A estreia foi transmitida em 200 aparelhos e Cassiano Gabus Mendes conta que o programa inicial deu um “trabalho danado”. O jornalista Assis Chateaubriand havia comprado uma estação, mas ninguém sabia o que fazer, que tipo de equipamento e quantas câmeras seriam necessárias para entrar em operação.
Para isso, uma equipe viajou para os Estados Unidos a fim de comprar os aparelhos necessários, que mais tarde chegaram ao porto de Santos (SP). Além de cenas em que a atriz Lolita Rodrigues canta o hino da TV Brasileira, o programa traz um relato de Hebe Camargo. Ela lembra que também passou as mãos “naqueles caixotes” que chegaram de navio e, em seguida, foram levados para São Paulo. Ali a carga foi usada para criar o que Hebe definiu como a “coqueluche” da época, ou seja, a televisão.
Ao longo do episódio, são exibidos alguns fatos que marcaram a história, como a inauguração das novas emissoras e os programas memoráveis que tinham como apresentadores as figuras de J Silvestre, Chacrinha, Blota Júnior, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves, entre outros.
O público vai saber também como o futebol conquistou espaço na televisão. E como o teatro foi parar na telinha, nas palavras de artistas como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.
O público vai saber também como o futebol conquistou espaço na televisão. E como o teatro foi parar na telinha, nas palavras de artistas como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.
A série, produzida pela TV Brasil, ainda aborda o telejornalismo, a teledramaturgia, os humorísticos, os programas infantis, a tecnologia na tevê, a TV pública, entre outros assuntos.