Compartilhe
Por Vivian Fernandes
As eleições da Venezuela chegam em sua reta final com vantagem do atual presidente Hugo Chávez em relação ao candidato opositor Henrique Capriles. De acordo com última pesquisa do Instituto Venezuelano de Análises de Dados, Chávez tem 49,6% das intenções de votos, enquanto Capriles possui 35%. Os dois candidatos realizaram atos massivos de campanha no último final de semana.
No sábado (22), os apoiadores de Chávez organizaram um ato na capital Caracas. Milhares de pessoas pediram pela continuidade dos programas de governo para a população mais pobre, as chamadas “Missões Sociais”. Outro ato, este com a presença de Chávez, ocorreu no sábado no estado de Trujillo. Diversas ações também foram feitas no domingo (23) pelos atuais ministros de Estado.
Já Capriles liderou uma caravana pelo estado de Aragua, onde se encontrou com funcionários públicos.
As eleições presidenciais ocorrem no dia 7 de outubro. O eleito irá governar o país sul-americano de 2013 a 2019. Dos mais de 29 milhões de venezuelanos, cerca de 19 milhões estão aptos a votar. Na Venezuela o voto não é obrigatório, mas estimativas apontam que 85% dos eleitores comparecerão às urnas.