Compartilhe
Por Vivian Fernandes
Os metalúrgicos da região do ABC, no estado de São Paulo, realizaram uma greve de advertência de um dia nesta segunda-feira (10). Ao todo 70 mil trabalhadores de diversos setores produtivos participaram da paralisação. Entre as reivindicações estão reposição integral da inflação, aumento real no salário, seguro de vida e jornada de 40 horas semanais sem redução salarial.
Os trabalhadores das montadoras não participaram da greve por já terem firmado seu acordo dos anos de 2011 e 2012, no qual conquistaram aumento real e abono salarial.
Segundo o vice-presidente do Sindicato de Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, há mais de dois meses a pauta de reivindicações foi apresentada às empresas e nenhuma proposta aceitável foi feita. O prazo para as negociações, a data-base da categoria, era de 1º de setembro.
Os acordos são feitos entre os sindicatos de trabalhadores e patronal. Caso as negociações não avancem após essa paralisação de advertência, os metalúrgicos anunciaram que entrarão em greve por tempo indeterminado.
De acordo com o Sindicato, as 50 maiores fábricas do ABC ficaram fechadas pela manhã e a greve impactou principalmente as empresas que utilizam o sistema “just in time”, no qual as peças são entregues a cada seis horas.