Compartilhe
Por Jorge Américo
O Itaú e o Santander são os campeões de reclamações apresentadas por clientes ao Banco Central. No ano de 2011, as duas instituições revezaram entre o primeiro e o segundo lugar. Ambos estiveram no topo por um período de seis meses. Em algumas ocasiões, o Banco do Brasil assumiu a segunda posição.
As reclamações mais frequentes relacionadas aos serviços bancários prestados foram praticamente as mesmas em todas as instituições. Destaque para os débitos não autorizados nas contas correntes; cobrança irregular de serviços não contratados; esclarecimentos incompletos ou incorretos prestados pelas instituições; e cobranças irregulares de tarifas em cartões de crédito diferenciado.
Neste ano, as reclamações poderão aumentar. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Itaú e o Unibanco não recebem mais as contas de consumo e boleto de cobrança de clientes não correntistas. Os funcionários estão abordando os consumidores na porta da agência para anunciar as mudanças.
Ainda segundo o Sindicato, as restrições aos usuários já começaram a valer. Inicialmente, atingem as cidades de Cotia, Granja Viana, Vargem Grande Paulista, Jandira, Itapevi e algumas agências em Osasco.