Compartilhe
Nesta quarta-feira (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo, entidades do movimento sindical, popular e estudantil realizarão um ato unificado em solidariedade aos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). A concentração do ato será na Praça da Sé, às 9h, onde autoridades comparecerão à missa que será realizada, com posterior deslocamento para o Pátio do Colégio, onde ocorrerá outro evento. O ato é convocado pelo Comitê de apoio ao povo do Pinheirinho de São Paulo. Esse fórum, composto pela CSP-Conlutas em conjunto com diversas entidades, foi formado para coordenar as atividades que ocorrerão no estado.
Os manifestantes denunciaram e exigiram o fim do massacre do governo do PSDB aos moradores que foram tirados de suas casas sem assistência alguma. Vão reivindicar que a presidente Dilma Rousseff desaproprie o Pinheirinho em favor das famílias que foram brutalmente retiradas do terreno. Durante todo o dia, o Comitê irá conclamar a população a dar um verdadeiro presente para São Paulo e protestar em defesa do Pinheirinho. A campanha vai tomar as ruas, com cartazes, faixas e a panfletagem de uma “Carta Aberta”, esclarecendo a população sobre o que realmente está acontecendo no Pinheirinho e chamando todos à solidariedade.
É muito importante que todas as entidades, organizações e movimentos participem e divulguem mais essa iniciativa em defesa do povo do Pinheirinho.
Solidariedade -Além de ajudar na organização e divulgação dos protestos que estão sendo convocados, o Comitê também irá centralizar a campanha financeira e de auxílio material aos desabrigados, hoje uma das maiores necessidades daqueles que foram expulsos de suas casas. Serão montados postos de arrecadação de alimentos, roupas e doações e entidades, políticos e artistas serão procurados para contribuir financeiramente.
A luta dos moradores Pinheirinho – Todos têm acompanhado desde domingo 22 de janeiro, a truculência e violência que sofrem os moradores do Pinheirinho. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury (PSDB) e a juíza Márcia Loureiro ordenaram a desocupação com um contingente de 2 mil homens da Policia Militar para desalojar 9 mil moradores que estão na área ocupada desde 2004.
Homens, mulheres, crianças e idosos foram surpreendidos pela manhã, com um aparato de guerra, cercando o Pinheirinho deixando os moradores sem chances de defesa.
Por isso, todos às ruas para fortalecer essa campanha em apoio aos moradores do Pinheirinho!
Sindicato dos Metroviários
Pastoral Operária Metropolitana São Paulo
Fórum das Pastorais Sociais
CSP-Conlutas
Intersindical
Sindicato dos Químicos de Campinas Osasco e Vinhedo
ANEL
Frente em Defesa do Povo Palestino
Sintusp
Fenajuf
Sinsprev-SP
Fenasps
Sindsef-SP
Fórum Popular de Saúde
Movimento Quilombo Raça e Classe
Grupo de História da Unifesp
CEGE/USP
Apeoesp Sub sede São Miguel
Sinpeem-SP
Sintrajud
Oposição Alternativa
MINOB
Oposição de Correios-SP
Associação Cultural Corrente Libertadora
PSTU
PSOL
POR