Compartilhe
Foram observadas ao todo cerca de 1,1 mil inserções comerciais em cinco canais pagos (Discovery Kids, Cartoon Network, DisneyXD, Nickelodeon e Boomerang) e dois canais abertos (SBT e Globo) durante um dia. A pesquisa foi realizada no último dia 1/10, com monitoramento de dez horas de programação, das 8h às 18h.
A Hasbro foi a empresa que mais anunciou, com 260 inserções, de 60 produtos diferentes, seguida da Mattel (200) e Candide (50). Entre os canais com mais publicidades veiculadas, o Cartoon registrou cerca de 275 – média de treze comerciais a cada trinta minutos – e o Discovery Kids, 230.
“O objetivo desse levantamento foi mostrar os excessos e cobrar dos órgãos competentes um posicionamento frente à proteção da infância”, comentou Isabella Henriques, coordenadora do Projeto.
O produto mais anunciado na TV aberta foi o McLanche Feliz, da rede de fast food McDonald`s, com nove anúncios entre SBT e Globo, e mais de vinte inserções em todos os sete canais observados. As propagandas da rede de lanches mostravam brindes dos Flinstones, Tom & Jerry e Scooby-Doo.
O preço médio dos brinquedos anunciados ultrapassou os R$ 100.