Compartilhe
Por Jorge Américo
Os critérios de seleção consideram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a renda familiar mensal. É necessário ter obtido 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação. Outra exigência é que o candidato tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou tenha sido bolsista de escola particular.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa. As bolsas parciais são para candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.
Estão dispensados dos critérios de renda professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Ao todo, 1.321 instituições privadas de ensino estão conveniadas ao ProUni.
As inscrições serão feitas somente através da página do Ministério da Educação na internet (www.mec.gov.br). A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso também estarão disponíveis para consulta no mesmo endereço.