Compartilhe
O Sindicato dos Radialistas de SP e os trabalhadores presentes na Plenária Estadual de Registro Profissional, se solidarizam com os profissionais de comunicação que sofreram com a violência do Estado durante a cobertura das últimas manifestações. Entre eles, Santiago Ilídio Andrade, Cinegrafista da TV Bandeirantes, que foi atingido por artefato enquanto cobria protesto contra o aumento de passagem no Rio.
Em 2013, 114 profissionais da imprensa foram feridos durante a cobertura de protestos no Brasil.
Repudiamos veementemente as ações truculentas da Polícia Militar.
Essa violência policial, respaldada pelo Estado, não pode ser mais considerada como caso isolado, mas sim como uma política da instituição, que vitimiza milhares de trabalhadores, inclusive os profissionais da comunicação.
Aproveitamos para chamar a responsabilidade das empresas de comunicação, que deveriam disponibilizar equipamento de seguranças adequado aos comunicadores que se colocam em área de risco nesse tipo de cobertura, mas também em coberturas polícias cotidianas e de conflitos armados. Por isso, pedimos que medidas de segurança sejam tomadas urgentemente, que as empresas de comunicação não sejam mais displicentes com seus trabalhadores e garantam a integridade destes profissionais.
Muitos já se tornaram vítima desta violência, e se nada mudar, esta lista será preenchida com o nome de tantos outros de nossa categoria vitimados no exercício de sua função, mas também da população que vai às ruas, de maneira justa, reivindicar seus diretos.
Não à violência do Estado!
Nenhum direito a menos, avançar rumo a novas conquistas!