Compartilhe
O único canal que não caiu foi a Record, que teve acréscimo de 1% (de 7,3 pontos para 7,4), mas as outras se deram mal. SBT foi de 5,6 pontos em 2009 para 5,4 em 2010, RedeTV!, de 1,6 a 1,5, e Band, de 2,6 para 2,5.
A quantidade de aparelhos ligados não sofreu alterações, permaneceu em 42,6%, mas a medição não distingue canal aberto, pago, DVD ou videogame, então conclui-se que quem perdeu mesmo foi a TV aberta.
As quedas da Globo
O caso da Globo é mais grave porque o ano passado foi o que a fez amargar sua pior média de audiência da história. Em 2001, fechou com 19,2 pontos; em 2002, 20,3; em 2003, 21; em 2004, 21,7; em 2005, 21; e, em 2006, 21,4. Foi então que começou a declinar fortemente, tendo marcado 18,7 pontos em 2007, 17,4 em 2008 e os mesmos 17,4 de 2009.
Além disso, o canal da família Marinho perdeu muito em sua porcentagem dentre os televisores ligados (share). Em 2009, estava presente em 40,9% dos lares, enquanto no ano passado viu essa parcela baixar para 38,8%.
Nesse quesito a Record também foi a única que se deu bem, indo de 17% para 17,6%. O SBT foi de 13,6% para 12,6%; RedeTV!, de 3,8% para 3,6%; e, a Band, de 2,6% para 2,5%.
A Folha de S. Paulo informou, nas seção “Ilustrada”, que o “Jornal Nacional(Globo) fechou 2010 com a pior audiência de sua história.” Segundo a nota, o noticiário comandado por William Boner e Fátima Bernardes encerrou “2010 com média de 29,8 pontos e 49,3% de share, uma queda de 24% de audiência em relação a 2000: perdendo um de cada quatro espectadores”.
*Com agências.