Denúncia: Rádio e TV Mundial humilha trabalhadores e viola seus direitos
O Sindicato dos Radialistas de São Paulo vem tentando, através de negociação e mesa redonda no Ministério do Trabalho e Emprego, que a Rádio e Tv Mundial cumpra o Acordo Coletivo e a legislação que regulamenta a profissão do radialista. Porém todas essas ações vêm sendo infrutíferas. A empresa não tem cumprido o acordado. Aliás, o que eles mais fazem é DESCUMPRIR a legislação vigente!
Na última reunião, realizada no Sindicato dia 22/ 01, foram apontados os principais problemas que afetam os trabalhadores e entregue a pauta de reivindicações. Participaram do encontro os diretores do Sindicato: Sérgio Ipoldo, José Antônio, Alexandre Oleto e Toninho Tenório; além do advogado e da responsável pelo Recursos Humanos da empresa. Ao final os representantes da Mundial pediram um tempo para a questão ser discutida entre os responsáveis da Rádio e Tv Mundial. Ficou acordado, entre o Sindicato e os representantes, que todos se reuniriam novamente dia 25/02. Nesse dia a Mundial deveria apresentar sua posição referente a pauta de reivindicações.
Demonstrando total falta de compromisso com seus trabalhadores dia 24/02, por volta das 15h, a Mundial mandou um e-mail para o Sindicato cancelando a reunião. A justificativa para a quebra do compromisso foi a de que o advogado da empresa não poderia comparecer..
Dia 15/06 os responsáveis pela emissora passaram um documento para os trabalhadores tomarem ciência e assinarem, nele constava uma série de normas e regras de comportamento que deverão ser seguidas, intitulado REGULAMENTO INTERNO – NORMAS DE CONDUTA. Este documento, composto por cinco páginas, chama a atenção por exigir um comportamento equivalente aos das “santidades”. Entre outras coisas mulheres não poderão usar d e c o t e ; blusa de alça ou tomara-quecaia; transparência; ou saia acima do joelho. Já os homens não poderão usar camiseta regata, bermuda, boné, etc.
Ora, só esqueceram de avisar ao relator do documento que quando se trata de regras de conduta, e/ ou de “santidade”, estas deverão ser cumpridas por todos os envolvidos, e não apenas por alguns. O comportamento deve ser digno dos dois lados!
A Rádio e Tv Mundial, por exemplo, vem pagando os salários de seus funcionários sempre com muito atraso. Portanto a se basear nesse fato a regra da “santidade”, de boa conduta, de bom comportamento, aí já ficam todas quebradas!!! Não basta cobrirse de roupas, ou coisa que o valha, como regra de “bom comportamento” se do interior das pessoas jorrarem fel. Por isso se os responsáveis pela TV defendem todos aqueles princípios, como RIGO ROSAMENTE necessários, é preciso que sejam antes também exemplos de bom comportamento. É PRECISO QUE MOSTREM RESPEITO AO PRÓXIMO! É preciso que mostrem comportamento irrepreensível.
“Ama a teu próximo como a ti mesmo”. Segundo as escrituras quem cumpre esse mandamento, cumpre a lei divina na íntegra. Aí perguntamos aos responsáveis pela Rádio e Tv Mundial: Coloque-se no lugar de um trabalhador e se pergunte: É bom receber seu salário atrasado todos os meses? É bom acordar para a labuta de sol a sol, dia após dia, e ao final do mês não ter como honrar seus compromissos financeiros com seus credores?
Vale lembrar que NÃO TEMOS NADA CONTRA A FÉ DE NINGUÉM. O que reivindicamos e questionamos são as contradições de comportamento. O que questionamos são as pregações de alguns não estarem condizentes com suas práticas.
E se o conteúdo da discussão é bíblico, como às vezes eles alegam durante as conversas com os funcionários, também poderemos usar desses argumentos e citações para comprovar que a Bíblia recrimina as humilhações pelas quais os funcionários da Mundial vêm sendo submetidos. Vejamos, por exemplo, as palavras proferidas em Romanos – cap. 13 – verso 7: “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra…”. E por extensão, a quem deveis salário, salário; a quem deveis vale-refeição, vale-refeição… E assim honramos todas as nossas dívidas!
Assédio dentro da Mundial
Antigamente os trabalhadores da Mundial não eram vítimas de assédio moral. Na gestão anterior não tínhamos tantas reclamações. Agora um tal diretor da Rádio e Tv Mundial assedia os funcionários diariamente com ameaças e xingamentos imorais. Chama os funcionários de “MULHERZINHA”, e entre outras coisas aprendeu com o “BISPO” a chamar os trabalhadores de “endemoniados”, ou os humilha afirmando que estão com uma “Pomba-gira no corpo”. Recentemente Toninho Tenório, diretor do Sindicato, foi vítima de assédio dentro da empresa, o que resultou na sua demissão. Exigimos sua reintegração ao quadro de funcionários e o fim do assédio moral dentro da Mundial.
Também temos outras irregularidades, os atrasos de pagamentos aumentaram; os horários dos funcionários mudaram, uma equipe entra às 4h30 da madrugada, e se o trabalhador não chegar nesse horário é punido com advertência ou suspensão, ou simplesmente é demitido.
Em nosso Acordo Coletivo consta que a empresa deverá fornecer transporte até a residência do funcionário que trabalhar após a meia-noite. Já para o funcionário que entra antes das 5h, um carro da empresa deverá buscá-lo em sua casa. Essas regras são declaradamente descumpridas pela emissora.
Na gestão anterior também não havia problemas com dupla função. Hoje os funcionários com cargo de operador de áudio, operam microfone e VT; operadores de cabo, operam ainda as câmeras; operadores de câmera, também operam áudio em externas; editores de imagem, operam mesa de áudio; operadores de cabo e operadores de câmeras também fazem o trabalho de assistentes de estúdio, entre várias outras irregularidades. Vale lembrar que o “Bispo” prometeu resolver esta situação, contratando mais profissionais ou pagando o acúmulo de funções, PORÉM ATÉ AGORA A NOVELA CONTINUA…
A Rádio e Tv Mundial não se preocupou em conversar, em dialogar, em remarcar a reunião que desmarcou. O Sindicato se vê no direito, e DEVER, de contatar o judiciário para abertura de processo. Assim, decidimos entrar com ação na justiça contra todas as irregularidades. Tal decisão é fruto do descaso dado pela Rádio e Tv Mundial, na tentativa de resolver uma série de irregularidades pautadas pelo Sindicato e atender às justas reivindicações de uma política de benefícios para seus trabalhadores.
“Sem Resenha”:
NÃO ao ASSÉDIO MORAL
NÃO aos ATRASOS de PAGAMENTO
NÃO ao DESCUMPRIMENTO do ACORDO COLETIVO
NÃO FIQUE SÓ! FIQUE SÓCIO E FORTALEÇA SUA CATEGORIA!
Boletim Antena Ligada, dia 21/06/2011