Compartilhe
De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), menos de 2% da população considera que esse tipo de violência não é um problema relevante. Esses dados fazem parte do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre igualdade de gênero, lançado nesta terça-feira (7).
A pesquisa foi feita a partir da coleta de entrevistas realizadas em todos os estados brasileiros. Para tanto, foram ouvidas mais de 2.7 mil pessoas. Os questionários demonstraram que 90 % dos entrevistados defendem que os casos de agressão contra mulheres devem ser investigados, mesmo que a vítima retire a queixa contra o agressor.
O documento ainda verificou que mais de 95% dos entrevistados conhecem ou já ouviram falar da Lei Maria da Penha. Em vigência desde 2006, a Lei incluiu a violência contra a mulher no Código Penal e criou instrumentos para proteger a vítima do agressor. Em casos mais graves, o juiz pode até mesmo fixar o limite mínimo de distância entre ambos. O serviço de atendimento às vítimas, do Governo Federal, recebeu mais de 62 mil denúncias no primeiro semestre de 2010.