Compartilhe
As queimadas que se espalham pelo Brasil, a fumaça e os incêndios que chegam as cidades fazendo aulas serem suspensas, crianças, idosos e trabalhadores adoecendo por conta da péssima qualidade do ar de acaso nada tem, são provocadas intencionalmente pelos agentes do Capital sempre buscando mais lucros passando por cima da vida.
Isso já acontece há muito tempo, não é raro ao passar pelas estradas ver a vegetação em chamas de tempos em tempos, mas com a piora das condições climáticas provocadas pela ação das grandes indústrias mundialmente, os incêndios agora mostram seu DNA, são provocados para atender as demandas daqueles que se enriquecem na exata medida que aumentam a exploração contra a classe trabalhadora e atacam o meio ambiente.
As queimadas são usadas para o desmatamento e para processos agropecuários, ou seja, é o agronegócio destruindo a vegetação, atacando o bioma para seguir expandindo seus lucros, a consequência disso é piora das condições de vida para a classe trabalhadora.
As queimadas são organizadas para acontecer, são incêndios criminosos organizados pelo agronegócio com o objetivo de acelerar sua produção independente que isso ataque ainda mais o meio ambiente e a vida
Com a explosão do número de queimadas em julho, a situação se agravou ainda mais na Amazônia. Até o final de agosto foram 28.697 focos de queimadas no bioma. Com isso, já são 53.620 focos em 2024. A queimada se espalha de forma intensa por 11 estados e mais o Distrito Federal.
Só declarações do governo dizendo que é preciso proteger o meio ambiente e combater os incêndios criminosos de nada adiantam, é preciso ações concretas para punir as corporações capitalistas que lucram com mais essa tragédia climática que de acaso nada tem. É a ação do Capital que queima tudo, inclusive vidas se preciso for para se manter.