Compartilhe
Arena Digital Campinas é um evento sobre Cultura Digital e um espaço para discutir a democratização da banda larga em Campinas e Região e no País com o Plano Nacional de Banda, projeto do governo federal de universalização dos serviços de internet. É organizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, presidida pelo vereador Sérgio Benassi (PCdoB), em parceria com a IMA (Informática de Municípios Associados), Unicamp, CPqD, Ciatec, ONGs e projetos como CDI – Comitê para Democratização da Informática -, Casa de Cultura Tainã, Prouca – Programa Um Computador por Aluno, Associação Campineira de Imprensa, Jovem.Com, Sindicato dos Jornalistas, Centro de Estudos Barão de Itararé e as secretarias municipais de Educação, Cultura, Assistência e Coordenadoria da Juventude. Tem apoio cultural da Sanasa, Agência Click Ideia e Elemídia.
O evento reunirá especialistas, políticos, empresários e estudiosos em mesas redondas que debaterão os temas relacionados à banda larga e cultura digital, tais como Infraestrutura digital, Economia digital, Educação, Memória e Comunicação. O intuito é trazer a sociedade civil organizada e prefeituras da RMC para as discussões das cidades digitais e também é conscientizar professores e estudantes do ensino médio e das universidades de Campinas e região, além de usuários da rede mundial de computadores, sobre a diversidade de possibilidades abertas pelas novas tecnologias no campo da educação e do trabalho.
O Arena Digital Campinas acontecerá no dia 17 de setembro, no Centro de Convivência Cultural. As inscrições são gratuitas. Inscreva-se já! Todos os participantes receberão certificados. Participe do Arena Digital Campinas no Facebook, no Twitter e no Youtube.
Programação
A programação do Arena Digital Campinas abrigará oficinas de redes sociais, tvweb, rádioweb, fotografia e música eletrônica, feira de instalação de software livre, apresentação de projetos tecnológicos e educacionais, telecentros e algumas atividades serão transmitidas ao vivo pela internet. A IMA disponibilizará um sinal de wirelless livre de 15 Mbps (Megabites por segundo). Haverá telecentros disponíveis para oficinas e navegação, mas o usuário pode levar seu laptop, tablet ou celular com conexão à rede.
As mesas redondas vão discutir Infraestrutura, Economia, Educação/Memória, Cultura e Comunicação digitais. Entre os participantes está o sociólogo e professor Sérgio Amadeu da Silveira, conselheiro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), um dos nomes mais atuantes na luta pela democratização da banda larga. Participam também uma das coordenadoras da Campanha Nacional – Banda Larga é um Direito Seu!, Veridiana Alimonti; o coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador; o presidente da IMA, Pedro Ziller, e o da Ciatec, Luiz Carlos Rocha Gaspar; o presidente da RMC, Hamilton Bernardes Jr.; o coordenador do Ubuntu SP, Kemel Zaidan; os secretários de Educação e o do Esporte e Lazer de Campinas, Márcio de Andrade e Gustavo Petta; o professor da Unicamp, José Valente e a pesquisadora Cristiane Dias, do Labeurb, entre outros. (Veja programação completa)
Programação Dia 17
8h30 – Cadastramento – Salão de Entrada
9h30 – Abertura Oficial – Teatro Luís Otávio Burnier
10h – Mesa redonda: O que é PNBL e sua importância para o desenvolvimento nacional – Teatro LOB
Sérgio Amadeu – Conselheiro do CGI.br
Veridiana Alimonti – Inst. Bras. de Defesa do Consumidor – IDEC / Campanha Nacional da Banda Larga
11h30 – Mesa: Banda Larga e RMC: Projeto Cidade Digital – Teatro Luís Otávio Burnier
Pedro Ziller – Presidente da IMA (Informática de Municípios Associados)
Hamilton Bernardes Jr – Prefeito de Pedreira e Presidente da RMC
Marcos de Carvalho Marques – CPqD – Mapa Cidades Digitais
11h30 – Mesa: Transmissão de grandes eventos esportivos e o torcedor 2.0 – Sala Carlos Gomes
Gustavo Petta – Secretário Munic. de Esporte e Lazer
Joel Benin – Ministério dos Esportes – Copa do Mundo 2014
13h – Intervalo para Almoço
13h30 – Mesa: Banda Larga e Cultura Digital na Educação/Memória – Teatro Luís Otávio Burnier
Prof. José Valente Unicamp-Nied
Márcio Rogério Silveira de Andrade – Secretário Mun. Educação de Campinas/Prouca
Manoel Dantas – Click Ideia
13h30 – Mesa: Banda Larga e mercado digital – Sala Carlos Gomes
Luis Carlos Rocha Gaspar – presidente do Ciatec
Rodrigo Saraiva – Diretor da Elemídia
Kemel Zaidan – Coordenador do Ubuntu SP
15h30 – Mesa: Comunicação e informação na cultura digital – Sala Carlos Gomes
Guto Camargo – presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP
Barão de Itararé
Paulo Salvador – Rede Brasil Atual
15h30 – Mesa: Cultura Digital e Sociedade – Teatro Luís Otávio Burnier
TC – Ponto de Cultura Tainã
Cristiane Dias – Pesquisadora do Labeurb-Unicamp
Oficinas nos telecentros e Galeria B:
10h – Jogos Sesc
11h e 15h – Redes Sociais
12h – Rádioweb
12h – Tvweb
10h e 13h – Foto digital
11h e 15h – Música Eletrônica
11h30 e 14h – Robótica
Exposições no Teatro de Arena:
Jovem.com
CDI -Comitê pela Democratização da Informática
Prouca – Programa Um Computador por Aluno
Agência Click Ideia
CPqD – Tecnologias
Ciatec
Ubuntu
Atividades paralelas no recinto:
Ônibus E-Gov: atendimento e serviços on line
Sanasa Móvel: Atendimento ao público
Monitoramento das câmeras do Cimcamp ao vivo
Campanha Nacional de Banda Larga
O Arena Digital Campinas foi incluído no roteiro da Campanha Nacional pela Banda Larga, aderida por dezenas de entidades no País. O evento será o pontapé inicial para um fórum permanente de debates sobre uma Campinas digital.
Veridiana Alimonti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumido (Idec) e coordenadora da Campanha Nacional “Banda Larga é Direito seu!”, que fará parte da mesa redonda sobre PNBL e Desenvolvimento, afirma que a luta dos movimentos sociais é não só democratizar o acesso à banda larga, mas oferecer um serviço de qualidade e barato. “Esta é uma bandeira estratégica para o desenvolvimento do País”.
Atualmente o serviço de internet oferecido pelo mercado deixa à desejar, primeiro por não universalizar; segundo por ser caro; terceiro por ser ineficiente. As empresas não são obrigadas a entregar toda a banda que oferecem. Por isso, o governo federal desenvolveu o Plano Nacional de Banda Larga, com intuito de universalizar o acesso, mas a pressão das multinacionais têm sido forte em favor de seus interesses lucrativos. Os movimentos sociais fizeram um manifesto: ”…É necessário que se faça uma vigília permanente para que as políticas de banda larga estejam pautadas no interesse público, o que já sofre reveses. Os rumos recentes tomados pelo governo reforçam o abandono da ideia de serviço público como concretizador de direitos e privilegia soluções sob uma lógica de mercado.”
Segundo o vereador Sérgio Benassi, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas, com a sociedade, as empresas e o poder público interagindo pela internet e a exigência cada vez maior deste dinamismo nos relacionamentos digitais, é preciso pensar de maneira coletiva e democrática de fazer a cidade se desenvolver neste sentido. “Campinas e região sempre foram vanguarda em tecnologia e políticas públicas. Vamos com este evento reunir as principais instituições de nossa cidade e região nesta área para ampliarmos o debate sobre Campinas Digital e um País mais conectado”.
CCC é transformado em estação digital
A realização do Arena Digital Campinas no Centro de Convivência Cultural já trouxe um avanço permanente ao acesso à banda larga para os usuários do local e para a cidade. A IMA (Informática de Municípios Associados) transformou todo o complexo formado pelos de teatros de Arena e Luís Otávio Burnier, Sala Carlos Gomes salas e galerias A, B e C, Administração, Orquestra Sinfônica, além de toda Praça Imprensa FLuminense numa estação digital. Todos os ambientes receberão cabos de fibra óptica ou wireless com acesso livre.
O acesso à banda larga abre novas possibilidades de uso dos espaços do CCC, que poderão ser utilizados para eventos, palestras, oficinas ou cursos que exijam utilização da rede mundial de computadores.
Acontecerá no Arena Digital Campinas
– O presidente da IMA (Informática de Municípios Associados), Pedro Jaime Ziller, na mesa sobre Banda Larga e RMC – Projeto Cidade Digital, apresentará os avanços do plano em Campinas. A IMA será responsável pela implementação do Plano Nacional de Banda Larga na Região Metropolitana de Campinas.
– O diretor do CPqD, Marcos de Carvalho Marques, apresentará o estudo do ranking de cidades digitais no Estado e seus avanços desde 2005. O CPqD também fará uma demonstração do T-Cod, software direcionado para Educação, que está quase pronto para revolucionar o conceito de ensino nas salas de aula, levando mais interatividade entre alunos e professores. O software receberá um novo nome para chegar ao mercado.
– O secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, debaterá com o coordenador de Comunicação da Copa 2014, Joel Benin, as transmissões de grandes eventos esportivos e a novas tecnologias utilizadas pelo torcedor que mais interativo.
– A UCA Unicamp (Um Computador por Aluno), que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará apresentação do projeto “Robótica na Escola”, coordenado pelo professor José Valente do Nied (Núcleo de Informática para Educação) da Universidade Estadual de Campinas. As crianças e professores poderão programar os robozinhos com os netbooks quer serão utilizados em todas as escolas infantis do município.
– A mesa sobre Banda Larga e Mercado Digital terá representantes da Elemídia, empresa de comunicação em elevadores; do Ubuntu, sistema operacional desenvolvido em plataforma Linux e do Ciatec, incubadora municipal de empresas de tecnologia. A discussão girará em torno dos novos profissionais e o desenvolvimento de tecnologias próprias e independentes no País. O pessoal Ubuntu também fará um feira de instalação de softwares livres.
Mais:
ØWirelles de 15 megabites livre em todo o Centro de Convivência.
ØO Sesc Campinas fará oficinas de jogos educativos.
ØA Associação Campineira de Imprensa (ACI) será responsável pela oficinal de Redes Sociais
ØO CDI – Comitê de Democratização da Informática dará oficinas de RádioWeb e Foto Digital.
ØA ONG E-Jovem fará oficina de TVWeb.
ØA Aimec (Academia Internacional de Música Eletrônica) ministrará uma oficina de composição e edição de música digital
ØO ônibus E-Gov da Prefeitura e o Sanasa Móvel estarão atendendo ao público no dia.
ØO Cimcamp fará transmissão ao vivo das câmaras de vigilância.
ØTransmissão ao vivo pela internet pela Casa de Cultura Tainã e Net Comunidade.