Compartilhe
O dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho é um marco anual para relembrar a natureza evitável dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promover campanhas por melhorias das condições de trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho escolheu como tema deste ano: “Promovendo a Saúde e Segurança em uma Economia Verde”.
A celebração do dia 28 de Abril também remete ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e surgiu no Canadá como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causadas pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969, desde 2003 a OIT consagrou a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.
Nas celebrações deste ano, os Radialistas de São Paulo estarão somando com várias atividades que ocorrerão no Estado, iniciando no dia 27 de abril, somando-se com as Centrais Sindicais em um protesto em frente ao INSS, localizado em frente ao Viaduto Santa Ifigênia, e várias outras que ocorrerão no Município de São Paulo.
Não podemos deixar de destacar os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) municipais como Diadema, São João da Boa Vista, Campinas, Ilha Solteira, Bebedouro, São José dos Campos, Taubaté, Santos, Registro e outras cidades que estarão fazendo atividades marcadas para esse dia.
No Sábado, dia 28, haverá uma atividade na Câmara Municipal do Município de São Paulo promovida pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho das 09:00 às 14:00 horas.
“Vamos manter iniciativas de luta, dando visibilidade às doenças e acidentes do trabalho graves e fatais que tanto prejudicam a saúde dos nossos trabalhadores. Denunciaremos as mortes causadas pelo trabalho como expressão mais contundente da violência sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras.”
Diretoria Colegiada.