Compartilhe
Por Edgard Júnior
Um estudo da OMS quer evitar ou reduzir os casos de contaminação por chumbo em crianças. Para a Organização Mundial da Saúde, os países, principalmente aqueles com forte indústria de mineração, devem mapear as áreas de risco e manter os jovens afastados dessas regiões.
Segundo o autor do estudo, Alexander Van Geen, da Universidade Columbia, em Nova York, a exposição infantil ao chumbo resulta em baixo nível de inteligência e problemas de comportamento.
Para Van Geen, a melhor forma de se atacar o problema é evitar que as crianças possam ingerir solo contaminado, prática muito comum em regiões da América Latina, da África e da Ásia. Ainda segundo o estudo, um dos casos mais graves é o Peru, onde há muitas ocorrências de contaminação com chumbo.
A agência da ONU informou que a exposição ao metal está diminuindo no mundo graças ao fim do uso de chumbo na gasolina, nas tintas para pintura de casas e ao controle das emissões do material na indústria.
A OMS e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, criaram a Aliança Global para eliminar a tinta com chumbo.
Segundo a ONG Blacksmith Institute, a poluição causada por chumbo nas tintas coloca em risco,