Compartilhe
O Sarau Encontro de Utopias em janeiro convida dois cantadores do Nordeste, o poeta e agitador cultural Carlos Galdino e o compositor e cordelista Vavá do Bixiga.
Afine a poesia.
Dedilhe seu traço.
Percuta a intuição.
Essa ciranda é sua!
Entre na roda:
cultura é protagonismo.
Palco Aberto.
Terça feira, 22 de janeiro às 21hNo Centro Cultural Lamparina Brasil, R Marques de Paranaguá, 377 – Consolação
Gratuito.
VAVÁ DO BIXIGA:
Vavá do Bixiga Nasceu em Uauá – BA a cinco léguas de Canudos de Antonio Conselheiro do Sertão. Aos 08 anos, Vavá começou a tocar violão e declamar poesia, onde viveu entre sanfoneiros, violeiros, aboiadores, emboladores, repentistas, contadores de história, romeiros, festas de Reis, São João, vaquejadas e viveu também entre ciganos. Em 1969, embarca num pau de arara, até juazeiro da Bahia, foi quando entrou em um ônibus e veio parar em São Paulo, aonde veio aportar num dos bairros mais tradicional da “Paulicéia Desvairada”, o Bixiga, aonde veio a receber o título de Cidadão do Bixiga, com o pseudônimo “Poeta Vavá do Bixiga”.
Nunca perdeu suas origens do sertão,e seu estilo poético retrata suas raízes nordestinas. Em 1988 Vavá do Bixiga lança o livro “Amor e Paixão” (esgotado). Em 1992, Vavá é convidado pela jornalista Rosângela Byanchi para produzir o programa “Noite Real”, na Rádio Imprensa F.M. – 102,5, que permaneceu no ar por 13 anos. No mesmo ano, Vavá do Bixiga é convidado pela Scortecci Editora para participar da Antologia Poética Nacional Brasil, e seus poemas integraram 4 antologias.
Em 2000, Vavá do Bixiga é convidado pela Produtora “Teatro de Cordel Produções Artísticas”, para atuar como ator na peça teatral “De repente o Cordel”, onde trabalhou por 04 anos, narrando e levando a cultura popular a teatros, escolas, secretarias de cultura e universidades. Em 2001, Vavá do Bixiga participou do Festival de Teatro de Curitiba, com o mesmo espetáculo. Em 2002, fez uma curta temporada no Centro Cultural do Banco do Brasil, de 12 dias, já com outro espetáculo, “Pelejas, Cordéis e Improvisos”, da mesma produtora.
Nesta longa jornada, participou de vários programas de rádio e na TV Cultura. Em 2005, Vavá lança CD “Declamando e Cantando o Sertão” cultura popular. No 2º semestre do mesmo ano, assume a direção artística do programa “Rosângela Byanchi – Falando de Cultura”, no canal comunitário da cidade de São Paulo onde permaneceu por 4 anos. Em 2007 recebe o Diploma da Academia Brasileira de Arte Cultura e Histórica, no Grau de Poeta Popular.
CONTATOS: Cel.: (11) 8558-2228. E-mails: poetavavadobixiga@hotmail.com