Compartilhe
A reportagem foi publicada na edição de quinta-feira, 7/7, do periódico.
De acordo com o repórter, na segunda-feira passada, 4/7, ele entrevistou o deputado Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP) e perguntou a respeito de nepotismo. Segundo ele, o Metrô News tem acompanhado o episódio da contratação de Mateus Achilles Gomes pelo secretário-adjunto da Pasta, Ricardo Achilles, desde o início de junho.
Durante a entrevista, Ricardo Filho disse que queria confrontar as informações dos possíveis envolvidos no caso. “Uma das estratégias era ver a opinião de Carlos Roberto sobre o caso ocorrido na pasta comandada por José Aníbal, uma vez que o PSDB é muito veemente nas críticas contra irregularidades. Carlos Roberto não foi induzido ou coagido a falar, mas falou e criticou severamente Ricardo Achilles e o colega de ninho, José Aníbal. A matéria foi publicada com o consentimento do editor-responsável.”
No dia seguinte, 8/7, Carlos Roberto foi à redação, conversou com a direção do jornal a respeito da matéria que tratava de nepotismo por parte do deputado José Aníbal (PSDB) e exigiu que o veículo desse uma resposta. Ricardo Filho afirma que “a resposta foi a minha demissão”.
Ricardo Filho disse que não exporia os motivos da demissão se os mesmos fossem triviais, que fazem parte de qualquer rotina trabalhista como corte de gastos, desentendimentos entre chefe e funcionário e afins. “Dessa vez, porém, minha saída teve motivação política. Por trabalhar de forma correta, acabei punido”, ressalta.
Outro lado
Procurado pelo Portal Comunique-se, o deputado federal Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP) emitiu uma nota, negando que tenha feito qualquer pedido ao jornal Metrô News. “Não procede a informação divulgada, de que o jornalista Ricardo Filho foi demitido do jornal Metro News por uma exigência feita por mim. Estive sim na sede do jornal na tarde desta quinta-feira, para conversar com o diretor Orlando Reinas, a fim de esclarecer o teor da minha declaração dada ao profissional, em meio a uma entrevista que tratava de minha atuação como deputado federal, representante de Guarulhos. Para minha surpresa, por motivos que desconheço, a direção do jornal acabou por promover sua demissão. Importante frisar que em momento algum eu solicitei ou fiz menção neste sentido.”
O diretor-Geral do Metrô News, Orlando Reinas Jr., falou à reportagem do Comunique-se, dizendo que o material da entrevista com o deputado Carlos Roberto de Campos foi usado indevidamente. “Houve uma coisa que ele fez que eu não gostei. Era um material que estava sendo preparado para esta segunda-feira, 11/7. O que ele fez não foi de bom tom. Essa matéria nem era pra ser usada. E isso para mim só tem um nome: sacanagem.
A respeito da demissão do jornalista Ricardo Filho, o diretor-geral do Metrô News nega que o deputado tenha pedido a demissão do jornalista Ricardo Filho. “Jamais pelo Carlos Roberto. Ele veio mesmo aqui na redação, como é sabido, mas não foi para pedir nada. Nós somos um jornal independente, então, aqui não tem essa. Fazemos um jornal para melhorar a cidade de Guarulhos. Não temos casamento com ninguém. Agora, ele [Ricardo Filho] faz com isso o que ele quiser”, finaliza Orlando Reinas.