Compartilhe
Foto: COMEMORAÇÃO DIA INTERNACIONAL DA MULHER – SEMINARIO MULHER INDIGENA – DIREITOS – 8 DE MARÇO DE 2010
Para o dia 12, a concentração terá início às 9h30 no Centro Informação Mulher, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Em seguida, será feita uma caminhada pelas ruas da cidade. Aproximadamente 100 organizações participarão do ato.
A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas que as mulheres enfrentam na atualidade. Entre eles, a tentativa, por parte de setores do Judiciário, de flexibilizar medidas jurídicas criadas com a Lei Maria da Penha; a falta de investimento na ampliação das delegacias da mulher; a falta de vagas em creches e na educação infantil; e o descaso do poder público com as reformas urbana e agrária.
Com foco nas comemorações do Dia 8 de Março, as mulheres da Via Campesina iniciaram uma Jornada de Lutas, com ações articuladas em diversos estados. Elas condenam o modelo de produção do agronegócio e denunciam a utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras brasileiras. Em 2009 foram utilizadas mais de um bilhão de litros dessas substâncias no Brasil. Até o momento mulheres de sete estados se mobilizaram.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.