Compartilhe
O Projeto, Defensores de Direitos Humanos da bacia Xingu – Tapajós, prevê a criação de um Conselho de Direitos Humanos formado por lideranças locais para garantir-lhes acesso à justiça e aos direitos básicos.
Missão
Garantir a proteção dos Defensores de Direitos Humanos da bacia Xingu – Tapajós através da notificação das ameaças recorrentes e do vinculamento dos mesmos à órgãos competentes na garantia de direitos.
Descrição
O Projeto está divido em três etapas :
– Mobilização da comunidade para ampliar à luta por acesso à Justiça e outros serviços públicos;
– Formação das 16 lideranças, para que se tornem multiplicadoras da cultura de paz e reconheçam importância da atuação de defensores de direitos humanos;
– Realização de um Seminário Regional sobre proteção aos Defensores de Direitos Humanos;
– Incentivo à criação de um Conselho de Direitos Humanos da bacia dos rios Xingu e Tapajós com representação das lideranças participantes das atividades de formação e de organizações sociais locais e regionais, para aproximar as comunidades das instâncias públicas de controle social (conselhos de direitos, Ministério Público Federal, entre outros).
Para completar a comunicação a página irá divulgar os resultados obtidos pelo projeto e prestará contas publicamente.
Outros temas serão abordados como :
– A importância de um Conselho de Defesa aos Direitos Humanos, seu modo de atuação e seus deveres cívicos perante à população.
– A atuação de outros conselhos de direitos humanos espalhados pelo mundo e suas conquistas;
– Quem são os ameaçadores;