Sindicato dos Radialistas, Sindicato dos Jornalistas e Fenaj expressam total apoio ao repórter-cinematográfico Hércules Raimundo e exigem sua imediata reintegração pela Band

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam integral apoio ao repórter cinematográfico Hércules da Silva Raimundo, demitido nesta terça-feira (23/9) da Rádio e Tv Bandeirantes, após mais de 20 anos de atividade na emissora. O jornalista foi desligado de forma sumária apesar de, comprovadamente, apresentar graves problemas de saúde em decorrência de sua atividade e de ter sofrido, recentemente, acidente durante deslocamento em direção à emissora.

Hércules atua no jornalismo diário há mais de duas décadas, desempenhando importante atividade como repórter-cinematográfico em reportagens diárias, entradas ao vivo e projetos especiais. O jornalista exerceu tarefas de clara periculosidade, como motolink e operando sistema no helicóptero da Band. Parte das atividades realizadas pelo profissional impactou significativamente sua saúde, causando-lhe danos irreversíveis. Uma delas aliás, segundo relatos e laudo emitido pela própria empresa, provocou o reenquadramento do jornalista como Portador de Deficiência Permanente. O laudo, emitido em janeiro de 2024 por médico do trabalho da empresa, reconhece a perda auditiva do trabalhador, lesão crônica que demanda acompanhamento permanente.

Outro ponto que causa espanto é a demissão acontecer logo após o profissional voltar de uma licença médica. Hércules sofreu um grave acidente no dia 9 de setembro, enquanto se deslocava para a emissora. O acidente causou uma lesão em seu ombro e clavícula, e o profissional encontra-se em tratamento médico, precisando de cuidados importantes neste momento de recuperação. A empresa realizou inclusive uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), tendo consciência das condições de saúde apresentadas pelo jornalista.

As entidades que subscrevem esta nota reiteram seu repúdio à demissão do profissional nessas condições de vulnerabilidade, que representa um grave desrespeito a saúde de um de seus trabalhadores, e exigem uma reunião para tratar especificamente desse caso. O SJSP enviará ainda hoje ofício propondo uma reunião com a direção da Band para discutir a situação e exigir a imediata reintegração de Hercules, pois sua demissão além de abusiva foi manifestamente ilegal.

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.