O Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo, esteve presente no Fórum Regional de Matriciamento em Saúde do Trabalhador – Oeste. O evento aconteceu no dia 9 de dezembro de 2025 e foi um espaço de grande relevância para o debate e o fortalecimento das políticas de saúde voltadas aos trabalhadores. Representaram a entidade sindical Renato Rocha (Renatinho), Gilberto Balbino (Giba) e o funcionário Jeferson Cândido, responsável pela Comissão de Saúde do sindicato.
Presença do CEREST Lapa
O primeiro tema abordado foi a atuação do CEREST Lapa, apresentado pela coordenadora Iara, que explicou como funcionam os atendimentos aos trabalhadores. Foram detalhados os horários de funcionamento — de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h —, os procedimentos para agendamento, a documentação necessária e os canais de contato disponíveis.
Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
Na sequência, os profissionais Mário Cabral e Ângela Maciel, do CRST Lapa, trouxeram reflexões sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
- Mário destacou aspectos da medicina indígena, explicando como são preparados os remédios tradicionais e conduzindo exercícios simples para serem praticados nas manhãs.
- Ângela apresentou a importância da medicina baseada na ioga, ressaltando seus benefícios para o bem-estar físico e mental.
Dinâmica e Discussão
O médico Dr. José Carlos do Carmo conduziu uma dinâmica sobre as doenças relacionadas ao trabalho e os códigos CID. Ele enfatizou a importância da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), destacando que, caso a empresa não realize o procedimento, sindicatos, agentes de saúde ou até mesmo o próprio trabalhador podem fazê-lo. Ressaltou ainda que, quando a empresa registra a CAT junto ao INSS, o processo de reconhecimento pelo perito se torna mais favorável ao trabalhador.
Dr. José Carlos também explicou a relevância dos laudos médicos e exemplificou como os peritos avaliam doenças ocupacionais. Aproveitamos o momento para convidá-lo a compartilhar seus conhecimentos em nosso sindicato, convite que foi prontamente aceito.
Saúde Mental e Combate ao Assédio
A psicóloga Dra. Eliana, especialista em Saúde do Trabalho e atuante no CEREST São Bernardo do Campo, abordou o tema do combate ao assédio nos ambientes de trabalho. Ela relatou receber diversas denúncias de irregularidades e destacou o crescimento preocupante das doenças mentais em diferentes áreas profissionais, reforçando a necessidade de atenção e prevenção.
Encerramento
Após as apresentações, foi aberto espaço para perguntas e debates entre os participantes. O dirigente sindical e funcionário da TV Globo Gilberto Balbino (Giba) destacou sobre o trabalho realizado pela entidade, especialmente no acolhimento dos trabalhadores da nossa categoria, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos.
Além disso, reforçamos que eventos como este são fundamentais para ampliar o conhecimento, fortalecer a luta por melhores condições de saúde e trabalho, e aproximar os trabalhadores das políticas públicas de proteção. A participação ativa da entidade sindical demonstra nosso compromisso em defender os direitos da categoria e em contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.






