Sindicato dos Radialistas participa de curso sobre comunicação, tecnologia e soberania

Nos dias 05 e 06 de dezembro, a diretoria do Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo esteve presente no curso “Comunicação, tecnologia e soberania: direitos em um mundo em crise”, promovido pela Diracom – que é uma Organização de defesa de direitos e contra desigualdades nos meios de comunicação e na Internet. No dia 5, as atividades foram realizadas no Centro Cultural e restaurante Al Janiah e no dia 6, na sede do Sindicato dos Jornalistas, ambos espaços em São Paulo/Capital. Representaram a entidade os dirigentes sindicais João dos Reis (Jota Reis), Jorge Luiz (King), Antônio Sérgio (Serginho) e Alexandre Lourenço (D’lou).

A atividade reuniu comunicadores, pesquisadores e lideranças sociais para debater os desafios da construção de sistemas e políticas de mídia e de Internet mais democráticas, soberanas e centradas em direitos.

Temas debatidos

O curso foi estruturado em mesas temáticas que abordaram questões centrais para o futuro da comunicação no Brasil e no mundo:

Participações de Carol Cruz (Fórum Popular dos Brics), Samir Oliveira (Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista), Soraia Mysleh (Frente Palestina SP), com mediação de Jonas Valente (Diracom).

Com Tatiana Dias (Intercept Brasil), Dríade Aguiar (Mídia Ninja), Janelson Ferreira (MST), Japupranti Parkateje (Associação Mídia Indígena) e mediação de Mayrá Lima (Diracom).

Larissa Gould (FNDC), Rita Freire (Frente em defesa da EBC), Pedro Rafael Villela (Diracom) e Minom Pinho (APACI).

Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), Renata Mielli (Comitê Gestor da Internet), Bia Barbosa (Diracom), Marina Fernandes (IDEC) e André Fernandes (IP.Rec).

Beá Tibiriçá (Rede por Soberania Digital), Horrara Moreira (Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira), Helena Martins (UFC/Diracom), Larissa Lienko (Campanha Internet Legal/@s livres) e Ariza Duarte (liderança indígena Anacé – CE).

Compromisso com a categoria

A participação do Sindicato dos Radialistas reforça o compromisso da entidade em acompanhar e se envolver em debates estratégicos que impactam diretamente a categoria e a classe trabalhadora. Em um cenário de rápidos avanços tecnológicos, é fundamental que os trabalhadores estejam organizados e informados para enfrentar os desafios e minimizar os impactos que atingem toda a sociedade.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.