Nos dias 05 e 06 de dezembro, a diretoria do Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo esteve presente no curso “Comunicação, tecnologia e soberania: direitos em um mundo em crise”, promovido pela Diracom – que é uma Organização de defesa de direitos e contra desigualdades nos meios de comunicação e na Internet. No dia 5, as atividades foram realizadas no Centro Cultural e restaurante Al Janiah e no dia 6, na sede do Sindicato dos Jornalistas, ambos espaços em São Paulo/Capital. Representaram a entidade os dirigentes sindicais João dos Reis (Jota Reis), Jorge Luiz (King), Antônio Sérgio (Serginho) e Alexandre Lourenço (D’lou).
A atividade reuniu comunicadores, pesquisadores e lideranças sociais para debater os desafios da construção de sistemas e políticas de mídia e de Internet mais democráticas, soberanas e centradas em direitos.
Temas debatidos
O curso foi estruturado em mesas temáticas que abordaram questões centrais para o futuro da comunicação no Brasil e no mundo:
• A disputa geopolítica digital e o direito à comunicação
Participações de Carol Cruz (Fórum Popular dos Brics), Samir Oliveira (Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista), Soraia Mysleh (Frente Palestina SP), com mediação de Jonas Valente (Diracom).
• Comunicação e cultura na batalha pela hegemonia
Com Tatiana Dias (Intercept Brasil), Dríade Aguiar (Mídia Ninja), Janelson Ferreira (MST), Japupranti Parkateje (Associação Mídia Indígena) e mediação de Mayrá Lima (Diracom).
• Comunicação audiovisual soberana – streaming
Larissa Gould (FNDC), Rita Freire (Frente em defesa da EBC), Pedro Rafael Villela (Diracom) e Minom Pinho (APACI).
• Políticas e regulações soberanas – plataformas e inteligência artificial
Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), Renata Mielli (Comitê Gestor da Internet), Bia Barbosa (Diracom), Marina Fernandes (IDEC) e André Fernandes (IP.Rec).
• Infraestruturas e tecnologias soberanas, ecológicas e livres
Beá Tibiriçá (Rede por Soberania Digital), Horrara Moreira (Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira), Helena Martins (UFC/Diracom), Larissa Lienko (Campanha Internet Legal/@s livres) e Ariza Duarte (liderança indígena Anacé – CE).
Compromisso com a categoria
A participação do Sindicato dos Radialistas reforça o compromisso da entidade em acompanhar e se envolver em debates estratégicos que impactam diretamente a categoria e a classe trabalhadora. Em um cenário de rápidos avanços tecnológicos, é fundamental que os trabalhadores estejam organizados e informados para enfrentar os desafios e minimizar os impactos que atingem toda a sociedade.






