Trabalhadores da RTV Cultura estão em GREVE

Teve início, na madrugada de hoje, dia 19, a Greve dos trabalhadores da RTV CUltura.
 
Os trabalhadores aderiram em peso a paralisação. Externas foram desmarcadas e a programação está sendo mantida  com o trabalho de cargos de confianças nos setores de operações.
 
Dos principais motivos estão para a greve estão:
 
O não pagamemento integral do reajeste da Campanha Salarial 2014-2015.
O não pagamento do Abono de 50% do salário base, também conquistado da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos Radialistas.
 
Histórico de reivindicações 
No dia 12 de março, aconteceu uma reunião entre representações da empresa e do Sindicato para tratar de irregularidades e desrespeitos aos direitos cometidos pela RTV Cultura.
Além dos pontos já citados, foram tratados também nessa reunião os seguintes itens:
Desvio de Função;
Não pagamento de horas extras;
Trabalhadores em regime PJ;
Escala de folga;
Estagiários que cumprem funções regulamentadas.
Neste momento, a empresa se comprometeu com diversas medidas para reverter as situações.
 
Várias tentativas de novos diálogos também não tiveram o resultado desejado pela categoria.
 
Depois de realizar diversas assembleias, os trabalhadores decidiram em realizar a GREVE a partir da 0 (zero) hora do dia 19 (sexta-feira).
 
O entendimento dos trabalhadores é que a GREVE se estenderá até que a emissora e o Governo do estado decidam em garantir o que é de direito dos trabalhadores, e pagarem o que devem!
 
Mais informações em breve.

 Veja a galerua de fotos da paralisação:

Greve na Cultura 2015
Greve na Cultura 2015 (16)

 

Os Jornalistas da RTV Cultura manifestaram total apoio a Greve dos radialistas, veja nota abaixo:

 

 

Nota de apoio dos trabalhadores da EBC

 

“Os trabalhadores da EBC, em nome da Comissão de Empregados e outras entidades…, expressam solidadariedade e apoio à Luta dos colegas da RTV Cultura que decretaram greve desde meia noite dessa última sexta feira, dia 19 de Junho. A adesão em massa dos trabalhadores causa transtornos à Diretoria que mantém a TV no ar graças aos Cargos de Confiança nos setores de operações.

A greve tem como pontos centrais o não cumprimento do reajuste prometido na campanha salarial de 2014-2015 e o não pagamento de um bônus de 50% do sálario aos trabalhadores, também acordado em Convenção Coletiva. Há de se destacar também, que há diversos pontos em debate que se repetem na Luta dos trabalhadores de EBC, tais como:

Desvio de Função,
Não pagamento de horas extras,
Escalas de folga,
Jornadas de trabalho irregulares
Entre outros…

Até o presente momento o diálogo se mostra ineficaz, mesmo com promessas de reverter a situação, não houve avanço nos principais pontos, fato que levou à decisão da greve após muitas assembléias realizadas pelo Sindicato. Mais uma vez, impossível não notar a semelhança nas estratégias dotadas pelas diretorias das duas Empresas. É preocupante perceber que a Comunicação Pública seja levada com tanto descaso pela gestão dessas empresas e que os Governos responsáveis não aplicam uma política de fortalecimento à nossa missão.

A Luta pela Comunicação Pública feita com qualidade à serviço da sociedade começa no cumprimento dos direitos que cabem aos que a constroem diariamente. É preciso valorizar o ato de força dos colegas de profissão, sabemos que teremos um ano longo de mobilização na EBC e nosso Acordo Coletivo está para ser negociado nos próximos meses.

A greve na RTV Cultura deve se estender até que o Governo do Estado e a Emissora decidam pelo cumprimento dos deveres e paguem os valores prometidos.

Os trabalhadores da EBC abraçam a causa, miram-se no exemplo e mandam forças a todos na Luta.”

apoia dos jornalistas

 

 

 

 

 

Leave a comment

0/100

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.