Compartilhe
– Pagamento em dia (caso não ocorra, os funcionários devem ser avisados antecipadamente);
– Garantia de direitos adquiridos: reduzir punição em relação ao rancho do mês, manter vale-refeição durante as férias e não descontar quando há falta justificada, redução na taxa do plano de saúde (o desconto é alto e o plano é mínimo);
– Pagamento de periculosidade e insalubridade para equipes de reportagem e funcionárias da limpeza;
– Contratação de funcionários da limpeza (há apenas duas);
– Mudança de registro de cinegrafista para repórter cinematográfico;
– Retorno das cestas de final de ano;
– Fim do uso de material pessoal para trabalhar: figurino, maquiagem, internet para enviar material de produção, celulares para entradas ao vivo e com GPS para realização das pautas (todo material deverá ser garantido pela empresa);
– Fim de constrangimentos por falta de verba para externa: dinheiro para viagem deve ser depositado antes da partida e cartão-gasolina deve estar carregado;
– Marcação de férias com antecedência;
– Garantia de escala de feriados e flexibilidade para trocas de horários;
– Pagamento de meia diária em distâncias maiores de 80km;
– Não obrigatoriedade de hora extra (a possibilidade deve ser discutida com os funcionários);
– Quando houver cumprimento de hora extra, intervalo deve ser feito durante o turno e não ao final do expediente;
– Feedback construtivo;
– Fim do assédio moral: funcionário deve ser ouvido e tratado com respeito.
Segundo informou o Sindicato dos Radialistas do estado, a reunião aconteceu com tranquilidade e os trabalhadores puderam se colocar de forma muito enfática quanto ao que vem passando dentro da emissora, inclusive, relatando momentos em que trabalhadores são tratados com intransigência ao invés de diálogo.
A direção da Record se comprometeu em contatar com os sindicatos para agendar uma nova reunião na busca de soluções às reivindicações.
É possível tomar esse caso como exemplo de que a GREVE é uma forma de pressão eficaz contra a intransigência dos patrões.