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Além de processar a emissora, o departamento jurídico da empresa informou que Tanure também pretende acionar os repórteres que participaram da série de reportagens exibida desde segunda-feira (20/9) no “Jornal da Band”.
As matérias questionavam os investimentos e a gestão de Tanure na indústria naval, na imprensa e no setor bancário. Segundo aBand, o empresário acumula dívidas superiores a US$ 600 milhões. A série de reportagens será exibida até sexta-feira (24/9).
Ataques
Hoje o Jornal do Brasil, do qual Tanure é o principal investidor, estampa em sua manchete a matéria “Rede Bandeirantes: a história de um calote multimilionário”, em que acusa João Carlos Saad, presidente da Band, de dever R$ 100 milhões a uma empresa japonesa pela compra de uma rede de fibra ótica. Segundo o JB, Saad faz “chantagem” para impedir o leilão da rede, que hoje é disputada pelo grupo de Tanure e a NET, entre outras empresas. O jornal também afirmava que a emissora poderia falir pelas dívidas de R$ 680 milhões da TV Cidade.
A edição de hoje do jornal vai mais longe e afirma que Saad se aproveitou da morte do pai, Jorge João Saad, para alterar o contrato social da Band, contrariando o testamento que determinava que o patrimônio empresarial deveria ser dividido igualmente entre os cinco irmãos.
Direito de resposta
Além da matéria, o Jornal do Brasil atacou novamente a emissora em editorial. O texto diz que a Band se negou a dar direito de resposta a Tanure, mesmo depois de o empresário ter tentado comprar espaço na programação da emissora para sua defesa.
No texto, o JB diz que a TV Bandeirantes “caluniou, difamou e injuriou o empresário Nelson Tanure”. O jornal compara Saad a “estelionatários” “praticantes de jornalismo marrom” e afirma que o empresário usa sua TV para “nojentos e condenáveis fins pessoais”. Na edição de ontem, o jornal também atacou a emissora, tanto em matéria como em editorial. A Band preferiu não se manifestar sobre o assunto.
De acordo com o site O Repórter, a briga tem aumentado a audiência do JB, que chegou a registrar a marca de 1 milhão acessos diários esta semana, contra os 650 mil do lançamento da versão digital, no dia 01/9, como o próprio Jornal do Brasil havia informado.
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