Sindicato trabalha para que não haja satelitização

O Sindicato dos Radialistas no estado de SP realizou uma denúncia contra a Rede família de Comunicação e a TVB Record Campinas por monopólio de comunicação conjuntamente com a Record. Isso poderia ser verificado pela prática de satelitização das emissoras regionais, isso é, apenas reproduzir conteúdo de uma outra emissora, no caso a Record, e não realizar produções locais.

Além de ir contra o artigo 221 da Constituição Federal que determina que uma das função da emissoras é promover a cultura regional, também foi observado pelo Ministério do Trabalho o fechamento de postos de trabalho nas emissoras por conta de se tornarem meras retransmissoras.

Foi levantado junto à ANATEL, ao Ministérios das Comunicações e ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) as documentações de funcionamento dessas emissoras, não foi possível esclarecer a presença de irregularidades.

No entanto, no período de apuração da denúncia as emissoras locais recontrataram a equipe e voltaram a produzir conteúdo próprio.

Um dos compromissos do Sindicato é a luta contra a satelitização

Isso é, fazer com que não haja satelitização é bom para a categoria radialista, pois amplia os postos de trabalho, e para a população, que terá acesso a um conteúdo com mais diversidade e foco para as questões locais, garantindo assim uma democratização da comunicação .

Fonte: assessoria de imprensa

Leave a comment

0/100

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.