Compartilhe
No dia 10 de dezembro, como parte integrante da Semana de Participação Social no SUS no Estado de São Paulo, realizou-se na capital paulistana a Plenária Interestadual dos conselheiros de saúde.
Com representações de 27 municípios de São Paulo e de 2 estados, Tocantins e Espírito Santo, o objetivo foi fortalecer as mobilizações dos conselheiros para realizar discussões periódicas sobre as novas conformações da Rede de Atenção preventiva e os papéis dos Conselhos de Saúde.
A atividade foi aberta com a apresentação do Coral da Guarda Municipal de São Paulo, que fez uma homenagem a Luiz Gonzaga. Em seguida foi composta a mesa que saudou os participantes.
Fizeram suas saudações Luiz José de Souza, representante dos Conselhos em nível nacional; Ana Lucia Flores, conselheira de São Paulo pelos trabalhadores profissionais da saúde e Meire Ghilarducci, conselheira pelos gestores do sistema.
Compuseram também essa mesa, Arnaldo Marcolino, conselheiro pelos usuários do SUS e Jorge Harata da COSEMS/SP.
Arnaldo, que é também diretor do Sindicato dos Radialistas de SP, fez o balanço das plenárias já realizadas, lembrou a importância da valorização do profissional da saúde, além de elencar as debilidades do trabalho em Rede do estado de São Paulo, atentando-se principalmente ao déficit de um trabalho de prevenção e promoção da saúde.
Já Harata, lembrou a comemoração dos 25 anos do SUS em nosso país, salientando que o controle via sociedade civil é de extrema importância para que o SUS faça uma política de saúde eficaz.
O intuito maior do encontro, ficou claro nas intervenções dos conselheiros presentes, além de um SUS para todos, e consolidado, pretende-se avançar quanto mais no acesso da saúde equiparada e de qualidade.