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Segundo a publicação não dá mais para adiar a luta pela democratização da comunicação no Brasil. Avalia que o país precisa enfrentar e desmontar o oligopólio da mídia. Afirma também que já está claro, para boa parte da sociedade, que o aperfeiçoamento e o funcionamento da democracia – mesmo nos marcos do capitalismo – pressupõem a democratização da comunicação social.
O modelo vigente de concessões da radiodifusão possibilita aconcentração de emissoras de rádio e TV nas mãos de alguns poucosgrupos empresariais, os quais controlam a informação, restringema liberdade de expressão, infl uenciam decisivamente navida cultural, política e social do povo brasileiro. Mais do que
isso: o atual sistema burla a vontade popular expressa na Constituiçãode 1988 e representa uma ameaça efetiva para a diversidadecultural e política.
A sociedade brasileira é testemunha do partidarismo e da manipulaçãodos meios nas eleições. Não faz o menor sentido queo serviço público de radiodifusão, operado mediante concessão,seja utilizado por interesses particulares para favorecer partidose candidatos do agrado dos grupos econômicos, religiosos e políticos.
Está na hora do Brasil aperfeiçoar os critérios de controlesocial da mídia.
A sociedade é testemunha, também, do uso dos meios para criminalizaros movimentos sociais, as populações negras, faveladase pobres em geral. Há muito tempo que a grande mídia tem sido
conivente com as violências do Estado contra os segmentos populares,ao mesmo tempo em que sonega e omite informações efatos relevantes para o desenvolvimento nacional.
A presente edição especial da Caros Amigos fornece aos leitoresuma coletânea de reportagens e artigos sobre a atual situaçãoda comunicação, aponta os grandes nós e desafi os, compara comas saídas construídas em outros países e mostra as várias alternativase frentes de luta para melhorar, aperfeiçoar e – principalmente– democratizar o sistema de comunicação no Brasil.
Com informações de Caros Amigos