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No dia 22 de outubro, aconteceu na zona Sul do Rio de Janeiro, uma manifestação que aliou dois grandes temas: a democratização da Comunicação no Brasil e a valorização dos trabalhadores de empresas de radiodifusão.
Convocado pelo Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro, o ato conseguiu chamar a atenção da população para a Campanha Salarial dos radialistas do estado que encontra-se em curso. Entre as principais reivindicações estão, o fim do banco de horas e o aumento real no ajuste salarial para este ano.
Miguell Walther Costa, presidente do Sinrad RJ, lembra que só no ano passado a Globo obteve mais 36% de lucro líquido. A estimativa é que isso equivalia a cerca de 3 bilhões de reais. “Os trabalhadores sofrem muito com a dura realidade dos monopólios da comunicação. E as empresas, já na 5ª rodada de negociações, continuam se negando a dividir com os trabalhadores parte desse lucro gigantesco.” O diretor lembrou ainda as condições de contratação via pj e terceirização, que retiram ainda mais os direitos trabalhistas dessa categoria.
O ato denunciou também os monopólios da comunicação no Brasil, que por lei, não poderiam acontecer. A democratização da Comunicação no Brasil é uma bandeira urgente, e se colocado em prática, contribuirá muito com a conquistas de outros direitos aos trabalhadores, pois trabalhador que tem acesso a informação com diversidade, exige melhor seus direitos.
Conheça o samba enredo da Campanha Salarial dos radialistas do Rio de Janeiro: Samba enredo da Campanha Salarial