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Os valores do IGP-M — que chegaram a 9,77% — foram aplicados nos pedágios cujas concessões foram assinadas entre 1998 e 2000. Eles estão nas rodovias Anchieta, Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco, Imigrantes, trecho da Raposo Tavares e Washington Luís.
Já os que seguiram o IPCA, cujos contratos foram assinados a partir de 2008 — tiveram reajuste de 6,55%. Fazem parte deste grupo as rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Dom Pedro I e parte da Raposo Tavares.
Após 12 anos de privatizações, São Paulo possui mais pedágios do que os demais estados brasileiros juntos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, a cada 40 dias um novo posto de pedágio é construído no estado.
Nas rodovias estaduais e federais que cortam São Paulo estão instaladas 160 praças para a cobrança da tarifa. No restante do país, são 113 pontos. Além disso, os valores cobrados nas rodovias paulistas são os mais altos do país. Somente neste ano, estes pedágios arrecadaram um total de R$ 2,9 bilhões.
De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.