Compartilhe
Na ação, três pessoas foram presas quando saíam da propriedade onde a carga era estocada. Um volume de produtos originais correspondente aos apreendidos está avaliado em R$ 350 mil.
Os perigos para a saúde e o meio ambiente não estão apenas nos agrotóxicos falsificados. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que pelo menos dez variedades vendidas livremente aos agricultores no Brasil não circulam na União Europeia e nos Estados Unidos. O Endossulfam, por exemplo, está vetado em 45 países por ser uma substância altamente tóxica e estar associada a problemas reprodutivos.
O Brasil importou mais de duas mil toneladas do Endossulfam, em apenas um ano. No entanto, uma comissão formada por órgãos públicos decidiu que o produto será banido somente em 2013. No final de 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou mil toneladas de produtos sem controle toxicológico e com adulteração na data de validade, pertencentes à Syngenta.
No início de março, a Justiça do Trabalho considerou a Basf e a Shell culpadas pela contaminação de quase mil trabalhadores e manteve a condenação que obriga as multinacionais a pagarem uma multa de R$ 1,1 bilhão. As vítimas atuavam na fabricação de agrotóxicos, na unidade de Paulínia (SP) – fechada em 2002.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.