Compartilhe
Com este número, o partido poderá aprovar leis ordinárias que requerem uma maioria simples, mas não poderá legislar sobre leis orgânicas para as quais são necessários 110 votos.
Os dirigentes do PSUV queriam obter as 110 cadeiras do Parlamento, mas reconheceram que não atingiram a meta. “Não nos foi possível alcançá-la, no entanto obtivemos uma maioria contundente, uma vitória contundente”, disse à imprensa Aristóbulo Istúriz, chefe de campanha do PSUV.
“Este resultado nos reafirma como a primeira força política do país”, acrescentou Istúriz, antes de fazer um apelo: “Unir-nos mais do que nunca, porque esta é uma luta longa, de todos os dias, uma batalha que não termina”.
Participação
Os venezuelanos votaram maciçamente nas eleições legislativas deste domingo, marcadas por um clima de tranquilidade, informaram as autoridades.
Longas filas persistiam às 18h local (19h30 Brasília), horário previsto para o fechamento das seções eleitorais, que ficarão abertas até receber o último voto.
Mais de 17,5 milhões de venezuelanos escolheram 165 deputados da Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), que desde 2005 é dominada de forma quase total pelos partidários do presidente Hugo Chávez. As informações são das agências AFP e EFE.