Compartilhe
As irregularidades no licenciamento ambiental foram alvo de diversas ações do Ministério Público Federal (MPF). Das 66 condicionantes estabelecidas em 2010 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 29 não foram cumpridas, quatro foram realizadas parcialmente e não há qualquer informação sobre as 33 restantes.
A OEA solicitou o envio de documentação referente aos processos do MPF e a fundamentação técnica que concedeu licença parcial de instalação à empresa Norte Energia. Entre outras informações, a OEA pede detalhes dos procedimentos de consulta prévia, livre e informada que teriam sido realizados com os povos indígenas que vivem na Bacia do Xingu.
No final de dezembro, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um empréstimo de mais de R$ 1 bilhão à Norte Energia destinados às obras da usina. Além dos riscos ambientais, existe o temor de ocorrer um colapso na infraestrutura da região. Estima-se que Belo Monte atrairá pelo menos 100 mil pessoas.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.