Compartilhe
A Direção da EBC distribuiu uma nota interna onde justifica e elenca a motivação que levou à empresa a dispensar dois empregados e punir um terceiro.
Nela é dito que “A EBC tem entre suas atribuições a prestação de serviços de comunicação ao Governo Federal, mediante contrato e por demanda da SECOM/PR”.
Para o Sinrad uma coisa é clara. A EBC nasceu com rótulo de Empresa pública, mas na verdade continua uma “Estatal”, pois a dependência financeira lhe tira toda e qualquer autonomia administrativa.
O Sindicato dos Radialistas-DF entende que uma punição severa teria que ser aplicada pela falha ocorrida, mas considera a demissão sumária algo extremo, que teve como objetivo aplacar a ira de autoridades subalternas do Planalto. Queremos deixar bem claro que não defendemos a impunidade, mas consideramos perigosa a ingerência palaciana em decisões administrativas de uma Empresa Pública.
A medida aplicada e definida em nota como sendo corretiva, não o é. Pelo passado de bons serviços dos empregados demitidos, eles poderiam ter sido advertidos ou suspensos, mas a ira palaciana exigiu a demissão.
Quanto aos empregados envolvidos no episódio, erraram e cometeram uma falha grave. No entanto, são profissionais que atuam a longos anos na empresa, um deles com 22 anos de ótimos serviços prestados, sem qualquer fato que macule sua vida funcional. O outro, concursado, também é apontado pelos demais colegas como figura séria e correta.
Entendemos que a decisão tenha sido tomada de forma intempestiva e sob forte apelo emocional, e exigimos que haja uma reconsideração.
A Direção.