Compartilhe
Com 299.8 pontos, 1.4 à frente da Unidos da Tijuca, segunda colocada, a Beija-Flor conquistou o seu 12º título. Fundada em 1948, a escola representada pelas cores azul e branca foi campeã do carnaval carioca nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005,2007, 2008 e 2011.
As últimas colocações ficaram com a Porto da Pedra e a São Clemente. Apesar da punição e consequente desconto de um ponto, a Acadêmicos do Salgueiro terminou em quinto lugar. A Estação Primeira de Mangueira, que assumia a liderança até o final da contabilização do segundo quesito (mestre-sala e porta-bandeira), ficou com a medalha de bronze, com 297.2 pontos. Na sequência, Vila Isabel somou 297. Em sexto, Imperatriz Leopoldinense, com o enredo A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde. Mocidade Independente de Padre Miguel, com 295.5, terminou o Carnaval 2011 na sétima colocação.
Beija-Flor de Nilópolis teve nota dez de todos os jurados em 5 quesitos dos 10 quesitos avaliados: harmonia, conjunto, fantasias, alegorias e enredo. Também tiveram nota dez de todos os jurados o enredo e o samba da Mangueira e as fantasias do Salgueiro.
O intérprete Neguinho da Beija-Flor disse que a escola fez um desfile perfeito com o enredo sobre Roberto Carlos. “Foi uma alegria contar a história do rei na avenida e mais ainda dar esse campeonato para Roberto Carlos. Agora é ir para Nilópolis e comemorar o campeonato”.
“O governador do Rio, Sérgio Cabral, parabenizou a vitória da Beija-Flor no carnaval deste ano. Através de seu Twitter, Cabral lembrou ainda que a festa transcorreu sem problemas no Rio.
“Parabéns à Beija-Flor, campeã do carnaval de 2011. E ao Rei Roberto Carlos tão querido do povo brasileiro!!! Mas parabéns principalmente a todos os foliões que estiveram no nosso estado. Este foi um carnaval de muita paz!”, disse o governador.
Reclamações na internet
Na internet, particularmente na rede de microblogs Twitter, a comemoração pela vitória da Beija-Flor teve que ceder espaço para a indignação de milhares de internautas que reclamavam das notas baixas obtidas por outras escolas e insinuavam um eventual favorecimento da escola de Nilópolis por causa do enredo que homenageava Roberto Carlos, artista que tem contrato de exclusividade com a Rede Globo.
As reclamações foram tantas que as hashtags “Roberto Marinho” e “#marmelada” passaram boa parte do dia entre os dez assuntos mais comentados do Twitter.
Entre as mensagens mais “retweetadas” (reproduzidas por vários internautas) destacavam-se: “Beija-Flor anuncia próximos enredos p/ser maior vencedora: Kamel, Xuxa, JNacional, Galvão Bueno, Jô, AI-5, Jabor, ACM e Roberto Marinho”; “A Globo do Roberto Marinho manipula no carnaval ,na política ,no futebol. #ForaGlobo! #marmelada”; “A beija-flor anuncia: depois de homenagear roberto carlos, homenageará roberto marinho em 2012”; .
Também houve muita reclamação dos internautas por causa da nota 9 dada por um dos jurados à bateria da Mangueira. Como “sugestão de vingança”, apoiadores da Tijuca e da Mangueira twitaram: “Ano que vem a Tijuca e Mangueira deveriam homenagear o Edir Macedo só pra sacanear a Globo!”. O bispo Edir Macedo é da igreja Universal, controladora da Rede Record, principal concorrente da Rede Globo.
O blog “Carnaval Mania“, apesar de ter conseguido acertar com antecedência de um dia as quatro primeiras colocadas numa avaliação interna, também questionou o resultado: “Há algumas coisas estranhas no julgamento das escolas, visto que, quando se tira pontos da Beija-Flor é no máximo um décimo, a mesma medida não vale para as outras escolas. Existe também uma profusão de notas dez muito esquisitas. O título vai, justamente, para Nilópolis, mas a diferença não condiz com o que passou na avenida, isso ajuda a desgastar a credibilidade do carnaval do Rio”, disse o blog.
Reclamação da concorrência
Após a conclusão da apuração, dirigentes da Unidos da Tijuca, insatisfeitos com o resultado e com as notas da própria escola, reclamavam.
O carnavalesco da escola, Paulo Barros, disse que a Beija-Flor faz desfiles antiquados, ao responder à crítica de Luís Fernando do Carmo, o Laíla, diretor de Carnaval da Beija-Flor, campeã de 2011 no Rio.
“Ele só faz desfile dos anos 70. Eu faço espetáculo”, declarou Barros.
Antes, Laíla fizera uma crítica velada a Barros. “Há 51 anos eu sei fazer desfile de escola da samba. Isso aqui é um concurso de escola da samba, não de espetáculo”, disse o diretor da Beija-Flor.
Barros, assim como demais integrantes da Tijuca, estava revoltado com a vitória da Beija-Flor por uma ampla diferença — 1,4 pontos sobre a Tijuca, vice-campeã. Para ele, todas as demais escolas foram prejudicadas. Ele citou até mesmo uma nota 9 atribuída à bateria da Mangueira.
“Não foi uma coisa isolada, só com a gente. Não tiraram só pontos da Tijuca. Foi uma coisa descarada”, disse o carnavalesco.
Ele foi irônico ao responder sobre o que a Tijuca está pensando para o próximo Carnaval.
“Estava pensando em falar da Madonna. Mas acho que vou falar sobre o Neguinho [da Beija-Flor, cantor da escola de Nilópolis]. Talvez ganhe só nota 10”, observou.
O presidente da Unidos da Tijuca, Francisco Horta, disse que pretende questionar o resultado junto à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
“A Beija-Flor não foi melhor que a Tijuca, e vamos provar isso no sábado [12], no Desfile das Campeãs. Tem que perguntar pra liga o porquê de tantas notas 10 para a Beija-Flor”, reclamou.
“A comissão da Tijuca foi a única que surpreendeu. Foi a única que devia ter recebido 10”, disse o carnavalesco Paulo Barros. “A cabeça dos jurados é assim mesmo. E a gente vai tentar fazer melhor ano que vem”, afirmou Fernando Horta, presidente da agremiação.
Veja o resultado final da apuração, lembrando que Portela, Grande Rio e União da Ilha desfilaram mas não foram julgadas por causa dos problemas causados pelo incêndio na Cidade do Samba.
1º Beija-Flor 299,80
2º Unidos da Tijuca 298,40
3º Mangueira 297,20
4º Vila Isabel 297,00
5º Salgueiro 296,20
6º Imperatriz Leopoldinense 295,50
7º Mocidade Independente 295,50
8º Porto da Pedra 293,40
9º São Clemente 290,90