Todo apoio e solidariedade ao radialista Jerry de Oliveira

Notícias
Tipografia

Jerry de Oliveira

O Sindicato dos Radialistas vem a público emitir nota de solidariedade e apoio ao radialista Jerry de Oliveira devido a ameaças a sua integridade física por pessoas que discordam de sua atuação política na cidade de Campinas. 

Jerry de Oliveira é um ativista político em defesa da democratização dos meios de comunicação no Brasil e tem forte atuação no segmento das Rádios Comunitárias. Através delas, faz o bom combate em defesa não só das rádios comunitárias, mas da pluralidade das comunicações no Brasil.

As ameças não tem relação direta por defender a democratização no Brasil, mas em torno de sua atuação política, que não se restringe à area de comunicação. Morador em Campinas, interior de São Paulo, Oliveira se colocou a disposição da comunidade de Vila Boa Vista e região para reivindicar a manutenção dos cursos no período noturno para o ensino médio na Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira, localizada no referido bairro. Assim, dentro da mobilização organizada por alunos e moradores, no último dia 9 de setembro, o comunicador Jerry de Oliveira passava com carro de som pelas ruas do bairro, convidando a população para um protesto pacífico em frente à escola, quando teve seu veículo fechado por um outro carro que estava ocupado por um morador do bairro, que proferiu ameaças e apontou arma de fogo ao comunicador. 

Dias depois, outra pessoa, que tem relação direta com a pessoa que fez a ameaça armada, publicou um vídeo em grupo de aplicativo de mensagens telefônicas que reúne moradores do bairro, e fez ofensas e graves ameaças à integridade física e à vida de Jerry de Oliveira em função de sua atuação frente às Rádio Comunitária Noroeste e de seu posicionamento político, conforme consta em Boletim de Ocorrência nº 548/2021, registrado em 20 de setembro. Fica flagrantemente constatada grave ameaça à liberdade de expressão e à vida de Jerry de Oliveira, em função de sua atuação enquanto comunicador popular e por suas opiniões políticas, o que não pode ser admitido em uma sociedade democrática.

O Sindicato dos Radialistas manifesta total apoio em defesa do companheiro Jerry de Olveira, não só por defender a democratização das comunicações, mas, também, pela luta em defesa dos interesses da comunidade da Vila Boa Vista, bem como pela sua vida. Não é possível que em plena século XXI encontremos pessoas que façam ameaças a integridade física de qualquer pessoa. O direito de expressão e comunicação ainda é um dos pilares da Constituição do Brasil, que garante um mínimo de democracia, na qual todo cidadão brasileiro deve zelar.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas de SP.