Informação de demissão em massa na TV Globo faz Sindicato dos Radialistas se posicionar

Notícias
Tipografia

A informação veiculada no site TV Pop de uma possível demissão em massa de todo o efetivo operacional da TV Globo fez com que o Sindicato dos Radialistas desse uma nota informativa a respeito aos trabalhadores. Segundo o site, a Globo passaria a fazer contratação de trabalhadores através de produtoras terceirizadas, o que causaria o fim do contrato de trabalho formal de milhares de Radialistas. 

O Sindicato dos Radialistas informa que não tem qualquer informação sobre a veracidade da informação veículada no site. Porém, se mantêm atento a qualquer iniciativa da empresa.

A terceirização virou uma realidade em nossa categoria desde que houve a reforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional em 2017, com votos favoráveis do então deputado federal Jair Bolsonaro. A terceirização não gerou mais empregos e o tempo provou o que os sindicatos tanto alertaram durante a discussão da proposta no Congresso: a precarização da força de trabalho e, consequentemente, a perda de competitividade do Brasil frente a outros países. 

Lembramos que apesar de legal, a terceirização não é sinônimo de formalidade. Algumas empresas de Radiodifusão estão usando o expediente de terceirizar a força de trabalho através de MEI (Micro Empreendedor Individual), o que é ilegal se esse trabalho for regular e periódico.

Outro fenômeno de demissões, que tem atingido a categoria dos radialistas, é o avanço tecnológico, que faz as empresas optarem por diminuir custos, investindo em equipamentos e menos na força de trabalho humana.

Somente a organização no local de trabalho, junto com o Sindicato da categoria, irá impedir que a Globo, mais uma vez, possa se movimentar em direção a demissões em massa e a precarização do trabalho. Como organização de classe, o Sindicato dos Radialistas tem como princípio a defesa dos interesses dos trabalhadores que só toma forma com a consciência política e de classe dos trabalhadores. Não fique só e vulnerável. Procure o Sindicato para receber orientações e se fortalecer no seu local de trabalho.

Com informações do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro.