Morre de Covid-19 o ex-deputado Calos Neder aos 57 anos

Notícias
Tipografia

Dep. Carlos Neder

Foto reprodução: ALESP  Carlos Neder

Carlos Neder faleceu na noite desta sexta-feira (24), aos 57 anos de idade. Ele estava internado no hospital São Camilo, em São Paulo, desde 8 de agosto com covid-19. 

 

Mestre em Saúde Pública pela Unicamp, Neder foi foi secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo de 1990 a 1992, durante a gestão de Luiza Erundina. Depois, ocupou mandatos alternados como vereador na Câmara da capital paulista e como deputado estadual na Assembleia Legislativa, entre 1997 e 2015. Em todos seus mandatos, dedicou-se às áreas de saúde, educação e economia solidária. Entre 1990 e 1992, exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde de Luiza Erundina. 

Neder, em sua vida política, teve atuação voltada à Saúde Pública, militando pelo acesso da população a um serviço digno e de qualidade. Em sua formação acadêmica, tinha como premissa essa abordagem, que também foi tema de seu mestrado. Participou ativamente da frente pela democratização da USP, dos meios de comunicação, colocou seu mandado a disposição das organizações estudantis, além de ter notória contibuição com mais de 60 leis, das quais destacam as dos conselhos gestores da saúde, dos CEUs e dos parques municipais; direitos dos usuários do SUS; acolhimento nas unidades de saúde; incentivo ao aleitamento materno; saúde auditiva; anemia falciforme; CIPAs e do Banco do Povo.

Encontro dos Radialistas do Interior

Em 2013, na cidade de São José do Rio Preto, participou da abertura do 6º Encontro dos Radialistas do Interior, em que abordou sobre a democratização da comunicação com as mobilizações. “Os direitos muitas vezes são conquistados na prática da luta, primeiro a gente vai pra rua e depois isso vira lei ou é garantido à população pelo governo de outra maneira”, afirmou na ocasição.

Funcionários e diretores do Sindicato dos Radialistas enviam protestos de estima e consideração aos familiares, amigos e companheiros de partido.

Carlos Neder presente, agora e sempre!

Com contribuições do Coletivo Cidadania Ativa e da Revista Forum.