21 de setembro é o dia dos profissionais de Rádio e TV, dia do Radialista

Notícias
Tipografia

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.48.34

Os radialistas celebram o dia 21 de setembro como seu Dia. Dia que se refere à data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas. Isso deu um sentido de categoria, de classe, de irmandade aos trabalhadores e trabalhadoras, que integram um importante setor produtivo, econômico e ideológico da classe dominante em nossa sociedade.

 

Apesar dos Radialistas terem seu dia histórico, em junho de 2006 o presidente Lula sancionou a Lei nº 11.327 que institui o Dia do Radialista, a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Alusivo, já que o músico também era radialista e pelas ondas do rádio fez muito sucesso, mas totalmente desfocado do sentido de classe. Hoje, com tantos ataques da classe política, financiada pelos patrões, os radialistas labutam para sobreviver como classe e, os mais organizados, apontam caminhos históricos que um dia levou vitórias à categoria de profissionais, como diversos direitos.

Os patrões, através de sua associação de classe, a ABERT, adotou a data oficial, 7 de novembro, para homenagear todos aqueles que produzem a riqueza que eles expropriam. Tentando dar um sentido de comemoração aos trabalhadores que eles exploram. O Sindicato dos Radialistas continua a defender o dia 21 de setembro. Dia que deu um sentido histórico de categoria e de classe social aos trabalhadores que levam informação, entretenimento e além de prestação de serviço e cultura ao povo brasileiro. Que faz do rádio e da TV um importante serviço público, que os patrões acham que é apenas privado. 

Parabéns radialista! Que seu dia seja tão radiante quanto sua história de luta e compromisso de classe. Somos todos trabalhadores e como tal, devemos nos organizar para defender e lutar por nossos direitos.

Continuamos em tempos de pandemia de Covid-19. Usem máscara e álcool 70º para assepsia das mãos. Melhor lavá-las com água e sabão, regularmente e antes de levar aos olhos e a boca. Mantenham distância social segura. Sua vida é importante.