Compartilhe
Gov. @GeraldoAlckmin_: Aprove as leis que combatem a obesidade infantil #SancionaAlckmin
Nós nunca estivemos tão perto de uma vitória tão grande contra a obesidade infantil.
No dia 18.12.2012, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou dois Projetos de Lei que tratam da proteção da criança e de seu direito à saúde e à alimentação saudável. Um deles proíbe a venda de alimentos com brinde ou brinquedos; o outro proíbe a publicidade de alimentos não saudáveis em rádios e TVs das 6h às 21h, e também em qualquer horário dentro de escolas públicas e privadas.
Até o final de janeiro o Governador Alckmin poderá, ou não, aprová-los.
Caso sejam sancionados, esses projetos de lei serão um marco na luta contra a epidemia de obesidade infantil que assola o país – 30% das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Datafolha, quase 80% dos pais acreditam que a publicidade de alimentos não saudáveis prejudica os hábitos alimentares de seus filhos, e 76% são favoráveis a algum tipo de restrição à publicidade direcionada para crianças. Pais e mães dependem destas leis para, juntos com o estado, tratarem deste mal que assola tantas crianças brasileiras.
Essa é uma oportunidade única para que o Governador Alckmin faça sua parte:ouvindo o desejo da sociedade, protegendo nossas crianças e reduzindo os enormes custos com a saúde pública gerados pela epidemia da obesidade.
Bastam duas assinaturas do governador Geraldo Alckmin para mudarmos a história. Você vem com a gente?
Para:
Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo
Giovanni Guido Cerri, Secretário de Saúde
Edson Aparecido, Secretário da Casa Civil
Peço a sanção imediata dos projetos de lei n° 193/2008 e 1096/2011, aprovados pela Alesp dia 18.12.2012, que tratam da regulação da publicidade de alimentos não saudáveis – restringindo sua veiculação em rádios, TVs e escolas, e proibindo a associação entre lanches e brinquedos.
O senhor, como médico, sabe da importância de uma alimentação saudável e equilibrada no desenvolvimento de uma criança. Como pai, o senhor sabe como pode ser difícil educar os filhos para que tenham uma alimentação saudável, especialmente com tantos apelos para o consumo de alimentos com altos teores de sal, gordura e açúcar. E como Governador, o senhor sabe quanto doenças relacionadas à obesidade custam aos cofres públicos.
Estes projetos de lei são fundamentais para proteger nossas crianças da obesidade e de todos os males associados a eles. Serão pioneiros no Brasil e no mundo, se tornando um marco no combate à obesidade infantil. Os dados do IBGE são alarmantes e exigem ação urgente: 30% das crianças brasileiras apresentam sobrepeso, e cerca de 15% delas já estão obesas. Pais e mães apoiam estas medidas, 76% dos adultos são favoráveis a algum tipo de restrição à publicidade direcionada para crianças.
Por tudo isso, gostaria de pedir a sanção imediata dos Projetos de Lei 193/2008 e 1.096/2011.
Atenciosamente,
[Seu nome]
Peço, por favor, que analisem, assinem e divulguem!
www.change.org/sancionaalckmin
Mais informações também em http://defesa.alana.org.br/post/40600785346/sancionaalckmin
Abraços,
Ekaterine