Compartilhe
A direção da FITERT se reuniu com o ministro das comunicações Ricardo Berzoini no dia 12 de maio na sede do Ministério. Foram mais de duas horas de reunião com as seguintes pautas: concessões de Rádio e TV; migração do AM para o FM; concessões vencidas há mais de 20 anos; critérios para concessões; Rede TV! EBC e RTV do campo público e venda ou repasse de concessões para terceiros. Foi discutida a pauta apresentada pela Federação e o ministro explicou que em relação às concessões de Rádio e TV vencidas é obrigação dos radiodifusores fazerem o pedido para renovação, atendendo assim à legislação vigente. Foi tratada também a questão da migração do AM para o FM, que tem um impacto direto prejudicial na categoria com o decreto da presidenta Dilma que ataca a Lei do Radialista 6.615 de 1978, legislação da categoria.
Foi abordada a questão da Rede TV! , que não tem depositado o fundo de garantia e não tem repassado o INSS. Sobre as questões referentes à EBC e às emissoras do campo público, o ministro falou qual é a sua visão sobre os canais do campo público, que devem ser canais de cidadania e pluralidade. Por fim, foi tratado o apagão analógico, a digitalização do rádio e a aplicação das resoluções da CONFECOM.
O ministro solicitou à FITERT que faça um estudo do impacto gerado na categoria, em especial do decreto da migração do AM para o FM, e que apresente uma proposta por escrito pontuando todos os questionamentos, com indicativo de sugestões para solucionar os questionamentos.
A avaliação dos representantes da FITERT e sindicatos presentes na audiência com o Ministro foi de que a reunião superou as expectativas dos presentes.
Compareceram à audiência Beto, funcionário da Rede TV! e dirigente do Sindicato de São Paulo; Sérgio Ipoldo, Coordenador do Sindicato de São Paulo e membro da diretoria da FITERT; José Antônio, Membro da diretoria da FITERT; Everaldo Monteiro, do Sindicato da Bahia e membro da diretoria da FITERT; Nascimento Silva, do Sindicato de Minas Gerais e membro da FITERT; Antônio Araújo, do Sindicato do Pará e membro da FITERT e Jota Filho, membro da direção do Sindicato do Piauí e da FITERT.
Participaram ainda da reunião Celene Lemos, secretária de relações institucionais da Federação, e Marco Clemente, presidente do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal.
Ficou pré-agendada a próxima audiência com o ministro para um prazo de 30 dias.
Fonte: FITERT