Compartilhe
Mais de 50 entidades civis que participam da campanha nacional “Banda larga é um direito seu”, incluindo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), promovem nesta terça (21/06) um “tuitaço” com objetivo de mobilizar a população para a campanha “Banda Larga é um Direito Seu!”. Como parte da ação, o Idec cobrou do Ministro das Comunicações (Minicom), Paulo Bernardo, a revisão de alguns pontos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Antes que o governo feche acordos com as teles, o órgão quer que Paulo Bernardo estabeleça controles de tarifas, metas de universalização, parâmetros suficientes de qualidade e gestão pública das redes. O órgão chama a atenção do ministro para a necessidade de maior participação popular nessas discussões.
Para o Idec, a adequada realização do serviço depende de sua prestação em regime público, o que daria ao Estado instrumentos regulatórios capazes de impor determinadas obrigações aos seus prestadores.
“Da maneira que está, a negociação tem se limitado ao que as empresas se dispõem a entregar, sem um planejamento de longo prazo condizente com as necessidades do País nos próximos anos”, diz o Idec.
De acordo com a advogada do órgão, Veridiana Alimonti, se a conclusão do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III) em alguma medida encerra o período de negociação do governo com as concessionárias quanto aos planos que oferecerão no PNBL, a perspectiva não é das melhores e as notícias sobre o tema trazem à tona este problema.
As propostas fazem referência aos parâmetros do governo, que se concentram em fixar um preço e velocidade determinados, mas não parecem incluir parâmetros mínimos de qualidade.
A carta alerta também para uma centralização cada vez maior das empresas no PNBL, o que se reflete nos benefícios presentes no quase concluído Plano Geral de Metas de Universalização III.
Tuitaço
São 58 entidades civis que participam da campanha nacional “Banda larga é um direito seu”, que promove o tuitaço deste 21 de junho. A ação, que também denuncia o favorecimento das empresas de telecomunicações no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), coincide com a inauguração dos perfis da Campanha no Facebook e no Twitter durante todo o dia, concentrando-se entre 16h e 17h.