Compartilhe
O que uma greve faz? Faz os patrões atenderem nossos interesses. É reajuste salarial? É aumento real? Uma bonificação salarial? Por que não? Pois é, a greve é um instrumento de luta dos trabalhadores utilizado apenas quando os patrões se fazem de surdos. Com a greve, aprendem a escutar rapidinho. Basta olhar os direitos dos radialistas em sua Convenção Coletiva de Trabalho.
Quando os trabalhadores adquirem sua consciência de classe, o céu é o limite. A defesa de seus direitos é uma conquista e a defesa deles, uma realidade.
Com medo da greve na RedeTV! se alastrar para suas emissoras, patrões de Rádio e TV anunciam antecipação salarial aos seus trabalhadores. Mas é metade do índice da inflação do período, além de insistirem em retirar direitos. |
O que temos visto com a mobilização dos Radialistas da RedeTV! na cidade de São Paulo foi agilidade dos patrões de rádio e TV a darem antecipação salarial, com medo da greve se alastrar por diversas emissoras de Rádio e TV. Isso já aconteceu em 89, quando os trabalhadores da Globo, Record, SBT e Bandeirantes, além de diversas emissoras de rádio, entraram em greve durante a campanha salarial daquele ano. Os trabalhadores entravam em greve e, logo em seguida, as emissoras chamavam o Sindcato para assinar o acordo coletivo. Um aprendizado para todos, inclusive para os patrões, como podem ver pelos comunicados enviados aos trabalhadores de diversas empresas de Rádio e TV.