Compartilhe
Pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro
A EBC não acatou nenhuma das críticas e das propostas apresentadas pelos sindicatos na última sexta-feira, mostrando total descaso com os trabalhadores, além de não ter assumido qualquer compromisso em negociar e acordar os normativos dos planos. Não se enganem, o convite para discutir os normativos não são uma negociação, como reivindicaram os trabalhadores. Trata-se apenas de reunião de apresentação, sem espaço para acatar mudanças.
A EBC disse ainda que o novo PCR facilita a terceirização dentro da EBC. E até a ata da reunião, produzida pela empresa, não está de acordo com o que foi discutido.
Os dirigentes da EBC não desistiram da proposta imoral de dar um nível automático para funções comissionadas e dois níveis para diretores, afirmando que a questão será debatida após a aprovação do plano. No entanto, retiram a citação deste trecho do texto da minuta.
Na reunião, os sindicatos novamente defenderam a necessidade de redução no número de níveis e mudança da tabela salarial, pontos que seriam a base de um novo plano. Mais uma vez, a direção da EBC foi evasiva, afirmou que essas mudanças não seriam debatidas agora.
A direção também se esquivou da discussão sobre a própria progressão, mecanismos de avaliação e possíveis funções técnicas. A EBC quer uma carta branca para uma direção – que segundo foi noticiado, está prestes a ser alterada – para que, no futuro, daqui a 2 anos, seja definido um plano apenas pela direção, já que a empresa se nega a firmar um compromisso com os sindicatos.
Sobre as ilegalidades, principalmente o acúmulo de funções dos radialistas, a empresa disse que vai manter seu entendimento. Não se avançou em qualquer diálogo.
Assembleia virtual desta sexta-feira, 7/8, às 20h, vai discutir mais uma vez a situação do PCR com todos os trabalhadores da EBC. Participe!