Compartilhe
No dia ontem, 16/07, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e a Intersindical estiveram junto aos trabalhadores para realizar manifestações nas portarias da USIMINAS e percorreram o centro de Ipatinga para denunciar os ataques que a empresa e o governo estão querendo fazer contra os trabalhadores.
Por toda a cidade o Sindicato e os trabalhadores receberam manifestação de apoio na luta contra a redução de salários e demissões.
A luta da classe trabalhadora não tem fronteira
Trabalhadores de todo o Brasil e de várias categorias estiveram presentes, como metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos, trabalhadores têxteis e bancários de Santa Catarina, radialistas, professores, servidores públicos, trabalhadores na Saúde de várias regiões de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e trabalhadores na indústria de carnes e alimentação de Chapecó/SC.
A luta contra os ataques das empresas e do governo que querem reduzir nossos direitos é uma luta do conjunto dos trabalhadores no país inteiro. E quanto mais unido maior o nosso enfrentamento.
A USIMINAS quer que os trabalhadores aceitem uma proposta de redução da jornada de trabalho em um dia por semana, com a correspondente redução nos salários.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga afirma que a Usiminas quer reduzir salários para aumentar seus lucros.
A proposta apresentada não garante estabilidade de emprego a nenhum trabalhador. , pelo contrario, ela dá garantias que a empresa pode demitir mesmo durante o período de redução de salários e quantos trabalhadores forem da sua vontade, exemplo disso são os casos das mondadoras Volkswagem e Mercedes na região do ABC em São Paulo, onde o Layoff (redução temporária do período de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho por período determinado) de centenas de trabalhadores estão gerando demissões em grande escala.
Com informações da INTERSINDICAL