Dia Nacional de Luta em Ipatinga contra a redução de direitos e demissões

No dia ontem, 16/07, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e a Intersindical estiveram junto aos trabalhadores para realizar manifestações nas portarias da USIMINAS e percorreram o centro de Ipatinga para denunciar os ataques que a empresa e o governo estão querendo fazer contra os trabalhadores.

Por toda a cidade o Sindicato e os trabalhadores receberam manifestação de apoio na luta contra a redução de salários e demissões.

A luta da classe trabalhadora não tem fronteira

Trabalhadores de todo o Brasil e de várias categorias estiveram presentes, como metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos, trabalhadores têxteis e bancários de Santa Catarina, radialistas, professores, servidores públicos, trabalhadores na Saúde de várias regiões de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e trabalhadores na indústria de carnes e alimentação de Chapecó/SC.

A luta contra os ataques das empresas e do governo que querem reduzir nossos direitos é uma luta do conjunto dos trabalhadores no país inteiro. E quanto mais unido maior o nosso enfrentamento.

A USIMINAS quer que os trabalhadores aceitem uma proposta de redução da jornada de trabalho em um dia por semana, com a correspondente redução nos salários.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga  afirma que a Usiminas quer reduzir salários para aumentar seus lucros.

A proposta apresentada não garante estabilidade de emprego a nenhum trabalhador. , pelo contrario, ela dá garantias que a empresa pode demitir mesmo durante o período de redução de salários e quantos trabalhadores forem da sua vontade, exemplo disso são os casos das mondadoras Volkswagem e Mercedes na região do ABC em São Paulo, onde o Layoff  (redução temporária do período de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho por período determinado) de centenas de trabalhadores estão gerando demissões em grande escala.

Com informações da INTERSINDICAL

Leave a comment

0/100

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.