Compartilhe
Dia 25/11, às 15hs: Centro de Tradições Nordestinas SP homenageará Sindicato dos Radialistas/SP
Radio Atual e o surgimento do CTN
A rádio Atual e o Centro de Tradições Nordestinas foram os responsáveis por divulgarem o forró no sudeste brasileiro.
Fundada em 15 de novembro de 1990 a Rádio Atual foi a primeira emissora com programação voltada exclusivamente para os nordestinos. A iniciativa foi do então deputado federal José de Abreu. Sucesso de público, muitos vinham à sede da rádio para conhecer de perto os artistas e os apresentadores da rádio, e vários traziam marmitas e almoçavam no entorno da rádio.
Três meses depois de ir ao ar a rádio Atual já ocupava o terceiro lugar na audiência. Com o sucesso estrondoso veio à constatação. São Paulo, com seus milhares de imigrantes, carecia de um espaço de encontro e diversão exclusivamente voltado aos migrantes nordestinos. Assim, José de Abreu mais uma vez inovou e criou o Centro de Tradições Nordestinas, que se tornou, ao longo dos anos, além de ponto de encontro e diversão, em um polo de divulgação e preservação da cultura nordestina.
O CTN nasceu também para lutar contra um grave problema enfrentado pelos nordestinos, o preconceito. Mão de obra abundante nos canteiros das grandes obras que transformavam São Paulo na maior metrópole da América Latina, constantemente os imigrantes sofriam com o preconceito. Longe da terra natal e da família e com baixa autoestima, o CTN transformou-se no refúgio ideal dos imigrantes e aos poucos passou a mostrar aos paulistas os valores trazidos da terra natal.
Hoje o Centro de Tradições Nordestinas é amplamente conhecido e reconhecido, tanto pelo público que lota suas instalações todo final de semana, chegando a cem mil frequentadores por mês, como pelo poder público municipal e Federal, sendo declarado como Entidade de Utilidade Pública Municipal pela prefeitura de São Paulo e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP pelo Governo Federal.