Compartilhe
Por Jorge Américo
A incidência mundial média é de 600 diagnósticos da doença por 100 mil pessoas. Os números foram anunciados pela subcomissão da Câmara dos Deputados que analisou as consequências do uso de agrotóxicos para a saúde humana e o ambiente.
O relatório dos parlamentares menciona um estudo realizado na cidade de Lucas do Rio Verde (MT), que constatou a presença desses compostos em 100% das amostras de leite materno. Também foi observada má formação em 33% dos anfíbios de um curso d’água, na mesma região.
Os benefícios fiscais e tributários concedidos aos agrotóxicos aparecem com destaques no texto. Os defensivos químicos contam com redução de até 60% do ICMS, além da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep e Cofins.
Entre outras propostas, o relatório sugere o financiamento público à produção agroecológica, além do fim dos incentivos a esses produtos. Ainda está prevista a contratação de mais fiscais e técnicos para acompanhar o uso irregular dos agrotóxicos. O Brasil conta com menos de cem profissionais que monitoram todo o território nacional.