Compartilhe
Por Vivian Fernandes
Um pedaço da história da resistência às ditaduras militares e contra violações de direitos humanos na América Latina está registrado no livro “Os Cartazes desta História”. A obra foi lançada pelo Instituto Vladimir Herzog neste início de novembro e faz parte do projeto “Resistir é Preciso…”. Nela estão reunidos 300 cartazes políticos, documentos e fotografias dos países da região.
Segundo o Instituto, os destaques são para os materiais gráficos sobre a luta contra a ditadura no Brasil e a rearticulação da sociedade civil após a Anistia de 1979.
O livro é organizado pelo jornalista Vladimir Sacchetta e tem projeto gráfico de Kiko Farkas. Na edição também há um ensaio do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Chico Homem de Melo, que é autor de livros sobre design gráfico.
Versando sobre o mesmo tema, outras duas obras já foram lançadas pelo Instituto. Uma é o livro “As Capas desta História”, em que são publicados materiais da imprensa alternativa e clandestina brasileira das décadas de 1960 e 1970.
Com registros sobre o mesmo período, há a coletânea de doze DVDs “Os Protagonistas desta História”, que tem depoimentos de jornalistas e trabalhadores de jornais.