Compartilhe
Por Danilo Augusto
Para o pagamento dessas obras, grande parte do financiamento vem do dinheiro público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O jornalista Jorge Kajuru critica essa forma financiamento e alerta que a Copa é um evento privado e que não terá a participação dos brasileiros.
“A Copa é no Brasil, mas não é para os brasileiros. É uma Copa para turistas. Quem vai pagar a conta é o brasileiro, vai sair do imposto. O BNDES já colocou R$ 4,8 bi na Copa. Até 2014 pode dobrar esse valor.”
O jornalista também critica o ex-presidente Lula. Ele afirma que Lula assumiu um compromisso de que a Copa não seria bancada com o dinheiro da população.
“O mais grave é que quando foi definido o Brasil como sede da Copa, ficou estabelecido de forma pública, para todos os brasileiros – nas palavras do então presidente Lula e do Ricardo Teixeira – que não se gastaria nenhum centavo público para Copa do Mundo, que todas as despesas seriam privadas. O governo e o Ricardo Teixeira mentiram, foram canalhas.”
Somente para financiar sete estádios para a Copa, o BNDES já reservou R$ 2,7 bilhões em recursos.