Compartilhe
Na quarta-feira, a noite, 18/12, o Grupo Abril revelou ao mercado e à imprensa, por meio de comunicado publicado em seu site institucional, a venda do canal 32 de São Paulo, frequência que até o fim de setembro transmitia a programação da MTV Brasil. A nova mantenedora do espaço televisivo e da estrutura da emissora passa a ser a Editora Spring, responsável pela edição nacional da Rolling Stone, da América Economia e de publicações customizadas.
Por se tratar de uma concessão do governo federal, a troca de comando da Abril Radiodifusão só será concretizada após avaliação do Ministério das Comunicações e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A concessão do canal 32 de UHF da capital paulista estava sob controle do Grupo Abril desde 1989, quando foi lançada a TV Abril – que ficou menos de um ano no ar, sendo substituída pela MTV Brasil, marca mundial da Viacom.
Até o momento, os valores da negociação não foram revelados. A venda registra o fim da atuação do Grupo Abril na televisão. Além de ser responsável pela MTV no Brasil por 23 anos, a empresa hoje controlada por Giancarlo Civita criou a operadora TVA (atualmente Vivo TV, sob comando da espanhola Telefônica) e manteve outros canais, como a Ideal TV (que operou, na televisão por assinatura, de outubro de 2007 a junho de 2009, tendo atrações reprisadas pelo canal 32 desde outubro de 2013).
A Spring, por sua vez, ainda não anunciou o nome da emissora que irá administrar e nem qual o tipo de conteúdo será produzido para o canal televisivo. O certo é que a editora usará toda a estrutura da antiga MTV Brasil – basicamente o prédio localizado no bairro do Sumaré, zona oeste de São Paulo, onde anteriormente funcionava a TV Tupi. Porém, não há previsão para o desfecho da aquisição do canal, pois os órgãos responsáveis pela validação do negócio, Ministério das Comunicações e CADE, ainda não se posicionaram a respeito.